Cultura organizacional – Como definir um propósito para a sua empresa

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra propósito significa Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade. Para uma empresa, ele  é fundamental. Apesar de parecer bem subjetivo, na verdade o propósito representa o conjunto de crenças que movem o seu negócio. Todas as suas decisões se baseiam nele, e por isso, é extremamente importante ter de forma clara para todos os seus colaboradores. 

Para Maurício Andreatti, Chefe de Recursos Humanos do Grupo Leforte, o propósito vai além da missão: “Existe uma intenção que vai muito além em transformar aquilo que eu  entendo como empresa, para as pessoas que estão ao redor que são consideradas clientes ou futuros clientes”, afirma. 

 

Propósito: deve ser definido ou é uma construção?

 

Mas será que é a empresa que determina o propósito, ou ele é uma construção? “Resgatamos a essência da empresa, ouvindo nossos colaboradores”, relata Lilian Souza, diretora de RH na Telhanorte Tumelero. Muitas corporações têm feito um caminho de desconstrução, ouvindo suas equipes e definindo a sua missão de forma coletiva. Assim se torna mais fácil e tangível a aplicação do conceito no dia a dia de forma prática, passando por todos os setores. 

Um dos grandes desafios das corporações é justamente o de conseguir engajar todos os funcionários em prol desse propósito. “Não trabalhamos apenas na declaração do propósito, e sim na cultura organizacional. Isso se faz através do desafio nos comportamentos, da análise de qual cultura está conectada com esse propósito” explica Christian Cetera, diretor de RH da General Motors. 

De fato, a cultura se materializa através de comportamentos. O engajamento dos colaboradores através de um propósito traz uma série de benefícios que podem ser notados muito além da questão financeira. 

Clique aqui para conferir o debate na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!