Skip to content

Cultura: Diferencial competitivo na Fini

“A cultura devora a estratégia no café da manhã”. A emblemática frase de Peter Ducker, reconhecido mundialmente pela sua visão única de Administração, traz uma reflexão profunda para os profissionais do setor de Recursos Humanos. 

Para entendermos com profundidade essa frase, é preciso primeiro compreender o significado real dos termos utilizados. A estratégia está diretamente conectada com a visão e missão de uma companhia. Para onde quero ir? Qual caminho adotar? Quais os objetivos? Essas são as respostas que revelam as estratégias de uma organização. 

Já a cultura é o meio pelo qual a estratégia é traçada. Ela está ligada ao propósito e aos valores. Representa a alma de uma marca, a razão dela existir e operar. Para alcançar esses propósitos, é preciso definir os seus valores. 

A sustentação dessa cultura não é fácil de ser alcançada dentro do ambiente organizacional. Para isso, existem artefatos que auxiliam no engajamento e manutenção do propósito:

Símbolos: Rituais de celebrações, estruturas físicas, cronogramas, organogramas, agendas das lideranças e programas de sustentação. 

Sistemas: ERP, projetos, processos e procedimentos de trabalho e políticas internas. 

Comportamentos: Competências essenciais, competências do perfil de liderança e práticas coerentes (compliance).  

Ter um plano estratégico claro, dar sentido às realizações, construir e cultivar o propósito organizacional. Esses são passos que vão fazer sua empresa sólida e bem sucedida. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp