Faça sua inscrição gratuita no evento!

Fórum de Compras e Sourcing

O maior evento dedicado a estratégias avançadas de Compras

26 e 27/10/2020

Palestrantes inspiradores, debates polêmicos e ideias transformadoras

Na 17° edição do Fórum de Compras & Sourcing, estarão em pauta discussões sobre Transformação Digital em Compras, tendências, maiores desafios e melhores práticas do setor. Confira o que pensam grandes líderes, inspire-se e troque experiências com colegas de profissão!

Agenda do Evento

Dia 26 | Segunda - feira

09h00
às 09h30

Momento Live University

09h00 Alex Leite | Live University

  • O nosso sonho é transformar a educação!

Trilha Roxa

Trilha Azul

Trilha Amarela

09h30
às 10h05

ERP ótimo: é possível alcançar? Veja como a Globo está automatizando a Gestão de Fornecedores

Adriana Monteiro

  • Contando com o ERP como um aliado: por dentro das necessidades de Suprimentos e qual a melhor maneira de acompanhar a transformação do negócio?
  • Calibragem entre contratações centralizadas e autonomia para os demandantes através de automatização: catálogos, templates de contratos.
  • Foco de Suprimentos onde há maior geração de valor para o negócio.
    Revisão de processos, com busca pelas melhores práticas, estimulada pela premissa de “adoção” (customização zero) na implantação da solução contratada.

Grupo Hinode: a Inteligência de Compras aplicada ao Desenvolvimento de Novos Produtos

Eduardo Sanches

  • Entenda o contexto multidisciplinar e multi-variáveis do processo de inovação de produtos e o desafio da convergência entre ciclos curtos de desenvolvimento e o design “integral” de novos produtos.
  • Por dentro dos elementos da inteligência de compras (e de gestão) e a influência positiva no processo, promovendo decisões de sourcing, de supply chain e de design potencializadores do modelo de negócio.
  • Os resultados, dilemas, reflexões e aprendizados do protagonismo da área de compras no processo.

Uma relação entre Agilidade, Governança e Tecnologia : Como a XP está transformando a área de Compras em uma empresa que transforma todo o mercado

Cintia Rossi

  • Como implementar uma área de Compras em uma empresa totalmente dinâmica sem perder a agilidade e governança? 
  • A mudança de cultura? Sim! Por dentro de toda a conscientização de riscos e necessidades de governança estão sendo os principais pilares para que a área tenha o maior acesso e visibilidade do valor agregado nas aquisições.
  • Implementação do modelo Agile e desburocratizado da XP: triplicando o volume e negociando o número de recursos, junto a processos estruturados de Aquisição, Gestão de Fornecedores, Riscos e Gerenciamento de Compras.

10h15
às 10h50

Acabe com as reuniões sem futuro! Aprendizados da criação do Escritório Virtual em Compras da Arcelormittal

Raquel Pittella

  • Que os jogos comecem! Você está preparado para a nova era de Compras 4.0?
  • Reunião presencial x remota. Manteremos a remota para sempre?
  • A Pandemia também mudou a forma como se compra: O processo de homologação mudou?
  • O risco ficou mais explícito? Errei no passado? Analisando as mudanças do mercado!

Compras e Finanças como parceiras? Sim! Como o engajamento dessas áreas na Sanofi apresentaram resultados globalmente de Compras no P&L

Marcelo Goes

  • Desafio: operar em mais de 50 países com um sistema único de Compras, porém com diversas estruturas de contas contábeis locais que dificultam o tracking de savings dos projetos globais e a garantia real da economia para a empresa.
  • Mapeando todos os sistemas e aplicações da empresa que utilizam informações contábeis para a migração da nova estrutura.

Cenário Econômico e o impacto em custo: um case sobre Transporte do Grupo Boticário

Fábio Miguel

  • Cenário Econômico de 2020: O que a pandemia vem ensinando o comprador, crescimento do e-commerce e impactos no Strategic Sourcing.
  • Os impactos nos custos do dólar nas negociações globais, inflação baixa e reajustes salariais.
  • Case transporte:custo combustível, lockdown das cidades, custos de delibery e crescimento do ecommerce.

10h50
às 11h30

Painel: Hasta la vista, Baby! Covid -19 será o fim das compras como conhecemos?

Matheus Rodrigues | Olx

Eduardo Multari |Pfizer

Walter Soubihe | Live University

  • Que os jogos comecem! Você está preparado para a nova era de Compras 4.0?
  • Reunião presencial x remota. Manteremos a remota para sempre?
  • A Pandemia também mudou a forma como se compra: O processo de homologação mudou?
  • O risco ficou mais explícito? Errei no passado? Analisando as mudanças do mercado!

O que significa ter uma Gestão Inteligente de Gastos?

Marcelo Abib

  • Visão da SAP em relação aos desafios na área de compras.
  • Histórico das soluções oferecidas e qual é o direcionamento da SAP.
  • Como a solução de compras se encaixa na arquitetura de Empresa Inteligente da SAP.

Spend Control Tower na Bimbo Brasil: implementação de uma cultura de priorização do gasto na empresa

Carlos Henrnández

  • Por dentro da criação da cultura de avaliação do gasto que permite desafiar os critérios de priorização.
  • Maior Desafio do Grupo Bimbo foi a implementação do Comitê multifuncional que endereçou as compras não essenciais garantindo o aperfeiçoamento dos processos formais de compra.
  • Por dentro de toda mudança no mindset do comprador: como o Grupo Bimbo reduziu o Saving 5% – 7% sobre o Baseline definido?

11h30 Networking Interativo

11h45
às 12h25

Espartanos! Será que você não está liderando o seu time à moda antiga?

  • Grandes poderes trazem grandes responsabilidades! Ser um líder fodx requer tomadas de decisões em momentos de crise.
  • Como liderar com eficiência em um ambiente de tamanhas complexidades e ser um genuíno líder na era Digital. Que métodos inovadores podem nos ajudar?
  • HashtagTBC: tirar a bunda da cadeira? Pois é! Será que trabalhar junto com a equipe aumenta o engajamento?
  • Falta de feedback prejudica a equipe? Você está preparado para feedbacks digitais?
  • Como nos desenvolvermos como líderes, desaprendendo hábitos do passado?

Emerson Alonso
Gerente de Compras

Paulo Leônidas
Diretor Executivo de Supply Chain Brasil

João Fábio
CEO

Demerval Martins
Conselheiro da Escola Inbrasc

Dia 27 | Terça - feira

Trilha Roxa

Trilha Azul

Trilha Amarela

09h00
às 9h30

Crise Covid-19 e contexto econômico no mercado siderúrgico Brasileiro

Arnaldo Ortoga

  • Como a empresa líder de mercado de um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina reagiu à derrubada de expectativas nas vendas e toda queda de demanda desse segmento?
  • Comitê de gestão de crise como gestão ágil, direta e eficaz para tomadas de decisões rápidas e assertivas! Como a Usiminas utilizou este recurso como estratégia para minimar os impactos? Quais ações foram tomadas?
  • Quebras de Paradigmas: As ações adotadas e coordenadas por Suprimentos frente aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19 apoiou fortemente a Usiminas para que mantivesse uma posição sólida de caixa, sem ocorrências de desabastecimentos e preparada para a retomada da demanda no pós crise.

100% de Satisfação dos Clientes? Strategic Sourcing frente à pandemia! Entenda como a Nielsen fez o gerenciamento em cenários voláteis

Alcides de Souza

  • Como a Nielsen realizou compras seguras de insumos durante a pandemia para 19 países na América Latina, garantindo a entrega mesmo com o regresso de operações.
  • Descentralização da compra para mediar risco entre Facilities, Operações e RH utilizando as ferramentas google sheets e google data studios com real time update.
  • Desenhando a operação de compras em três hubs (Brazil , Mexico & Colombia) com 10 fornecedores e mais de 20 compradores.
    19 países prontos para iniciar a operação de escritório e campo com compras regionalizadas e entregas controladas
  • Como a Nielsen obteve rápida resposta dos fornecedores, 100% de satisfação pelos clientes internos com as entregas.

Alternativas ao investimento: abordagem da Votorantim Cimentos à geração de valor reduzindo desembolso financeiro

Henrique Paes De Carvalho

Lucas Martins Gonçalves

  • Os 7 pilares da Estratégia da área de Suprimentos da Votorantim Cimentos, e detalhamento do pilar Geração de Valor via Gestão de Categorias
  • Em meio à crise, como modernizar o parque de ativos, gerar valor via Total Cost of Ownership com ênfase em eficiência energética, e não ter desembolso financeiro pelo investimento nos ativos
  • Aspectos considerados na Modelagem financeira e tributária da locação de ativos do exemplo em pauta, e como eles compõem a viabilidade do projeto

09h50
às 10h25

Como o Grupo Fleury transformou o processo de homologação e acabou com o risco de falhas

Marcia Bueno

  • Processo manual, moroso e descentralizado; Lista extensa de documentos? Entenda como o Grupo Fleury acabou com o retrabalho de funções operacionais sendo fundamental para a empresa mitigar ou eliminar riscos de fornecedores.
  • Como o Grupo Fleury avaliou todo o processo de cadastro dos documentos utilizando a consulta online focando no desenvolvimento dos compradores e na redução do trabalho operacional.
  • Entenda como o Fleury garantiu a transformação digital da área de Compras por meio da realização de Pitch Day com Startups no Inovabra para conhecer novas tecnologias e identificar a sinergia com o serviço que o grupo estava buscando.

O futuro do Procurement em start-up: Inovação na veia! Como é a área de Compras na 99?

Rafael Menini

  • Como era estruturada a área e visão de negócio sobre Procurement? Entenda como a 99 mudou de uma área sem estrutura clara, política, processos e pouca visão de negócio de para uma área ideal de Procurement.
  • Como a 99 implantou a de mitigação de riscos e definição clara de processos mudando o engajamento com áreas de negócios.
  • Compliance como estratégia faz a diferença! Entenda porque a estruturação de um programa é o principal parceiro para o nosso futuro IPO.

Vale a pena centralizar a Gestão de Viagens Corporativas? Sim! Como a CVCCORP implantou um modelo de política unificada para as 10 empresas do grupo

Carlos Bauke

  • Depois da aquisição de 10 empresas, a CVCCORP encontrou a necessidade de criar um padrão de políticas unificadas e modelo de gestão.
  • Desafio do Projeto: unificar 10 processos e políticas de empresas diferentes vindas de aquisições em um único modelo, todo digitalizado; desde a solicitação até a comprovação das despesas, sem usar um único papel ou e-mail.
  • Você quer economizar? Para a CVCCORP isso já é uma realidade! Como resultados do projeto houve uma economia média de 20% nas despesas consolidadas; maior agilidade; um modelo Self-Service, e um padrão de política único, alinhado à cultura corporativa.

10h25 Networking Interativo

10h30
às 11h00

Lockdow e a Importância de Suprimentos no novo contexto mundial

  • Cadeias de Suprimento Globais e o risco de rupturas frente à pandemia. Quais foram os acertos e erros das ações tomadas?
  • Desenvolvendo um plano de recuperação que garanta estratégias sólidas para identificar fornecedores críticos, avaliando impacto desses fornecedores em seus negócios. 
  • Não fique na mão dos Chineses! Inteligência de Mercado no Strategic Sourcing: analisando melhor sua cadeia de fornecedores no mercado local e global.<br>

Gustavo Taboas
CPO-VP/Diretor Executivo Compra

Cristiano Zaguini Müller
Indirect Procurement Director

Adriano Napoli
Head de Compras

11h00
às 11h25

Humanização e Tecnologia: Como equilibrar a gestão de viagens para tempos de transição.

11h00 Ricardo Szpigel | Copastur

  • A Copastur é uma empresa humanizada que tem como seu maior ativo as pessoas (colaboradores, clientes e parceiros). Com a chegada da Covid-19 adotamos ainda mais a tecnologia como nossa parceira, e ela tem nos auxiliado no cuidado da jornada do nosso cliente e no cuidado com as pessoas, gerando experiências positivas.
  • Como será a gestão de viagens e quais os novos cenários e novas políticas que impactam nos cuidados e na jornada do cliente?
  • Como a Copastur gerenciou altas demandas internacionais em plena pandemia?

 

11h25
às 12h00

Gestão de risco de fornecedores: Whirlpool approach na crise de Covid-19

Andrea Silva

  • Como a Whirlpool Latin America se organizou para mapear e mitigar potenciais riscos relacionados à saúde financeira de seus fornecedores, no contexto da crise sanitária e econômica causada pela pandemia de Covid-19.
  • O que fazer quando você encontra situações de redução de receitas e dificuldades na geração de caixa, falências e encerramento de operações? Por dentro do desafio em manter uma base saudável de fornecedores e garantir os abastecimentos das operações da Whirlpool
  • Desenvolvendo um processo global de mapeamento pró-ativo de risco, com base em dados financeiros dos fornecedores e também em uma análise comercial qualitativa liderada pelo time de Suprimentos.

Gestão de fornecedores na era digital: como escalar sua gestão, levar para o online e reduzir até 40% dos seus custos com a Easy Carros

Fernando Saddi

  • Complexidade em fazer a gestão de fornecedores?Como encontrar mão de obra qualificada? Prazos de pagamentos e políticas muito rígidas? Entenda Como a Easy Carros digitalizou sua Gestão de Fornecedores.
  • Entenda como a Easy Carros hoje é o software que gerencia uma rede de fornecedores em 120 cidades em 22 estados, ajudando a empresa a controlar custos e serviços realizados, padronização de qualidade e preços e facilidade para o financeiro pagar e alinhar com o orçado.
  • A empresa reduziu em 74% o número de fornecedores que lidava no dia a dia, em 27% o orçamento com os serviços pelo controle digital e aumentou a satisfação dos seus colaboradores e stakeholders em relação à condição dos veículos.

Green Buildings: Por dentro da Cadeia de suprimentos visando sustentabilidade na Tegra Incorporadora

Angel Ibanez

  • Como inovar sem resíduos? Entenda como a Tegra vem inserindo a política de inovação de Strategic Sourcing focada na sustentabilidade e na adequação do time de Compras.
  • Investimentos em sustentabilidade geram resultados? Conheça todo o processo de treinamento de equipes por meio de capacitação. Quais são os novos modelos de contratações? Quais são os seus impactos?
  • A sustentabilidade como meta na construção civil: por dentro de todos os resultados obtidos para uma área de Compras sustentável

Todas as nossas palestras são Exclusive Sessions!

Nas Exclusive Sessions você poderá conversar diretamente com os palestrantes. Após cada apresentação, nossos especialistas estarão disponíveis por 15 minutos em uma sala exclusiva para responder suas perguntas e dar conselhos sobre a sua carreira. Não perca esse momento de interação e network!

Acesso Gratuito

  • Assistir às Palestras Free
  • Participar do grupo exclusivo do Telegram
  • Certificado de participação

R$

290

  • Assistir às Palestras Free
  • Participar do grupo exclusivo do Telegram
  • Certificado de participação
  • Prioridade para perguntas
  • Assistir às palestras gold
  • Participar das exclusive sessions (sessões exclusivos com palestrantes)
  • Download do material em pdf das palestras
  • Acesso a 100% das palestras gravadas

Patrocínio

Partner

O Mercado Eletrônico é especialista em comércio B2B e desenvolve comunidades de compradores e fornecedores por meio de uma poderosa combinação de tecnologia e serviços.

Master

A Paradigma é especialista em negociações e relacionamentos eletrônicos, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É líder em tecnologia para os segmentos de e-procurement, e SRM e ETRM, tanto para empresas privadas como para o setor público.

Ouro

A Copastur disponibiliza aos seus clientes a mais avançada tecnologia para atendimento, gestão e controle, presente no mercado de viagens de negócios, possibilitando gestão dos gastos de viagens corporativas de sua empresa e o melhor aproveitamento do “budget” a elas destinado.

A Coupa é a plataforma Líder Global em Procurement to Pay para uma gestão completa de gastos corporativos. Por meio da Gestão de Compras, Despesas, Spend Analysis e Negociação, permite que empresas maximizem o valor de cada real, trabalhando em uma Plataforma Inteligente para otimizar seus negócios.

O GoBrunch é uma plataforma gratuita usada por instrutores de todo mundo para prover treinamentos mais interativos e mais humanos.

SAP Ariba é sinônimo de como as empresas se conectam para fazer negócios, usando nossas soluções para comércio colaborativo. Ajudamos compradores e fornecedores de mais de 5 milhões de empresas, em 190 países, a descobrir novas oportunidades, colaborar em transações e desenvolver relacionamentos.

Prata

A Bernhoeft atua com empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos e conta com um time de cerca de 400 profissionais com expertise em Gestão de Riscos com Terceiros, Cálculos Judiciais Trabalhistas, Contabilidade e Consultoria Tributária.

Bronze

Astrein é líder brasileira em Saneamento e Governança de Cadastros, com mais de 6 milhões de itens padronizados em diversos segmentos. São mais de 400 projetos com o software especialista gerando descrições técnicas inequívocas, eliminando duplicidades, categorizando e classificando NCM e LC 116.

Quer ser um patrocinador?

Fique por dentro das principais tendências do mercado!