Skip to content

Business Partner: a importância do capital humano para o negócio

Você sabia que o cargo de Business Partner surgiu na década de 80? Criado pelo guru de gestão David Ulrich, no livro Human Resource Champions, a obra traz como principal objetivo do Business Partner promover o alinhamento entre as áreas de negócio da empresa e o Recursos Humanos.

À medida que a procura por um Business Partner aumenta, é normal que haja diferentes interpretações sobre a função desse profissional. Todos sabem que o BP atua em prol do negócio, mas não entendem o porquê disso e muito menos qual demanda ele veio suprir.

Contamos com a ajuda de Thaís Loureiro, Business Partner em uma multinacional de papel e celulose, para esclarecer as principais dúvidas acerca do tema e fazer você entender, de fato, a relevância desse profissional nas empresas.

O que é Business Partner

De forma geral, o profissional exerce um papel de consultor da alta gestão, mantendo contato contínuo com toda a liderança para contribuir e influenciar positivamente a tomada de decisão.

Para o conceito ficar um pouco mais fácil Thaís explica que o profissional tem um papel estratégico dentro da área de Gente & Gestão. “O Business Partner faz com que a estratégia de negócio aconteça por meio das pessoas. Ele é um facilitador e guardião do desenvolvimento delas para que estejam em sua potência e entreguem resultados para a companhia”.

Principais atividades

Um levantamento feito em 2016 pela CEB, consultoria global de benchmarking, mostrou que organizações com Business Partners reportam um aumento de até 10% na receita e um acréscimo de 9% no lucro. Esse profissional pode fazer a diferença no crescimento de uma empresa! Mas afinal, quais são as atividades do BP?

A gestora afirma que o Business Partner faz parte da área de Gente & Gestão, não atuando de forma isolada para o RH. “Os resultados desse profissional estão atrelados à estratégia de negócio, desdobrada em estratégia que gerem relevância e impacto na organização”.

Papel do profissional em crises

A crise pandêmica acelerou a transformação nas empresas e assim como a atuação de Vendas, Marketing, Recursos Humanos e demais áreas sofreram diversas adaptações, o Business Partner também precisou enfrentar desafios para manter o resultado das ações à distância.

“O papel do Business Partner ganhou um novo significado porque as necessidades das pessoas mudaram. Os colaboradores procuram estabelecer relações de confiança,manterem a saúde mental, segurança psicológica em um ambiente que ofereça uma boa experiência a eles, sendo assim, o Business Partner age como um agente das mudanças, mas também um agente de sustentação de novos contextos e cenários”.

De forma geral, Thaís afirma que o objetivo do profissional é facilitar para que as mudanças aconteçam com maior eficácia aos colaboradores, colocando-os no centro.

Habilidade primordial

Ao assumir uma posição profissional são fundamentais que algumas habilidades estejam presentes na rotina do responsável. Nesse sentido, para Thaís Loureiro, a competência primordial para o Business Partner é o de agente transformador.

“Sente-se à mesa do negócio e estabeleça relações de confiança com as pessoas. Só assim ele vai impactar o business e contribuir para as áreas de negócio (clientes internos). Fazendo e construindo colaborativamente! “

Workshop Formação de Business Partner

Agora que você já conhece melhor as atribuições do BP e qual a relevância dele nas organizações, por que não assumir esse papel e ser o agente da mudança?

Conheça o Workshop Formação de Business Partner da Live University e aprenda como impulsionar o Capital Humano levando resultados para o negócio. Clique aqui e saiba mais! (turmas 100% online)

Comments

Fale com a gente no WhatsApp