Conheça o sistema de Gestão de Estoques do Grupo Boticário

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Com mais de 12 mil colaboradores, 9.500 SKUs de diferentes categorias, sendo 1.800 lançados a cada ano, O Grupo Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, com alta complexidade de planejamento de demanda e de toda a cadeia. 

Gestão de estoques e alinhamento de expectativas

Quando o assunto são os estoques, é preciso alinhar as expectativas. Por se tratar de algo que permeia muitos departamentos, cada um tem sua opinião sobre o assunto. 

Os fornecedores, por exemplo, gostam de trabalhar com make-to-order e capacidade full. Já o setor de compras, quer comprar grandes lotes e ter o melhor custo. Na produção, é preciso trabalhar com capacidade full, sem set-up em ciclos fixos de 45 dias. O marketing quer ofertar o sortimento completo de cores e tamanhos, e assim por diante. Diante desse cenário, como encontrar um modelo que funcione de forma eficaz para todos? 

Para isso, o Grupo Boticário elaborou quatro frentes de atuação cross para compartilhar a gestão dos estoques. São elas: 

Processos: A hierarquia de planejamento é formada por processos conectados em diferentes granularidades de produtos e horizontes.

Painel de acordos e segmentação: Otimizar os estoques alinhando as estratégias de Supply Chain com os parâmetros de demanda. 

Tecnologia: Antigamente, a política de segurança do estoque era feita por elo da cadeia.  Com o SAP Inventory, uma política única foi implementada. 

Incentivos: Alinhamento dos incentivos é garantia de foco em toda a organização. 

“Se eu vou querer crescer em uma categoria como maquiagem, que tem extenso portfólio e trabalha com coleções, eu sei que não vou ter um giro de estoque tão alto, dado as características dessa categoria”, explica Uibira Bernardi, Diretor de Supply Chain no Grupo Boticário. O pensamento de que o estoque começa a ser definido a partir do momento em que a estratégia é montada, é fundamental. Ele permeia todo o processo da gestão de estoques e toda a cadeia da empresa.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!