Skip to content

Confira os melhores momentos e os vencedores do Prêmio Inbrasc 2017!

Em sua segunda edição, dessa vez com mais categorias e mais troféus entregues, o Prêmio Inbrasc coroou, no dia 4 de julho, os melhores diretores, fornecedores e projetos do Brasil em Supply Chain e Compras. Com mais de 200 participantes, o evento reuniu os profissionais mais eminentes do mercado brasileiro e foi fórum para discussão de temas relevantes e tendências das áreas.

A apresentação da cerimônia ficou a cargo de Henrique Gasperoni, diretor executivo e fundador da Febracorp Live University, e de Alex Leite, diretor educacional, que conduziram o evento de maneira descontraída, interagindo com a plateia e com os premiados. Ocasionalmente, chamaram ao palco membros do Conselho Deliberativo do Inbrasc para anunciar os premiados.

É importante lembrar que, para definir os vencedores, houve um processo bastante criterioso de avaliação. A primeira fase consistiu em indicação, por meio de citação livre, por profissionais do mercado. Aqueles mais vezes indicados nessa etapa, em cada categoria, passaram por aprovação dos Comitês Executivo e Deliberativo da Febracorp Live University, que realizaram entrevistas, análises de carreira e análises de projetos em blind review – critério que garante que os avaliadores não sabem quem estão avaliando. Desse processo, foram selecionados três finalistas por categoria, e os vencedores foram anunciados na cerimônia.

Os primeiros a receber os troféus foram as empresas fornecedoras finalistas da área de Compras: no segmento Sistema Transacional, venceu a SAP Ariba; em Leilão, o Mercado Eletrônico; em SRM (Supplier Relationship Management), consagrou-se a Paradigma; em BPO (Business Process Outsourcing), a Smarkets; no segmento Market Place, novamente o Mercado Eletrônico, e, em Consultoria para Compras, a A.T. Kearney.

Em seguida, foram chamados ao palco os fornecedores finalistas da área de Logística, que se destacaram em um cenário bastante adverso, visto que a infraestrutura brasileira é bastante obsoleta. No segmento Transportador Marítimo, saiu vencedora a Hambürg Sud, seguida da Brasilmaxi Logística, Transportadora Rodoviária campeã; a Valor da Logística Integrada ganhou melhor Transportadora Rodoviária; a Elog, melhor Operadora Logística, e a Integration encabeçou a lista de Consultoria em Logística.

As últimas empresas fornecedoras a receberem os troféus foram as da área de Planejamento. No segmento Roteirização, a primeira colocada foi a Llamasoft; em S&OP (Sales & Operations Planning), a Neogrid; finalizando a categoria “Melhores Fornecedores do Ano”, no segmento WMS (Warehouse Managemente System), venceu a WMS Delage.

A premiação seguinte foi para os “Melhores Projetos do Ano”, dividida em três subcategorias: Compras, Supply Chain e Aluno Inbrasc. Colaboradores da Monsanto foram vencedores nas duas primeiras categorias. O primeiro projeto, intitulado “Estratégia de compras em diversidade”, fomentou a negociação com fornecedores controlados por sócios pertencentes a grupos minoritários (mulheres, LGBT, afrodescendentes, indígenas e pessoas com deficiência), resultando em redução de lead time de compras e reforço nos processos de compliance. O segundo, em Supply Chain, chamado de “Multiseason”, propôs um modelo de pesquisa operacional que analisa, por meio de uma série de softwares, todas as variáveis que influenciam o plantio das sementes de milho, o que possibilitou um planejamento mais assertivo considerando as safras correntes e futuras, resultando em savings significativos.

O projeto vencedor da categoria “Aluno Inbrasc” (da qual participam profissionais que estudam ou estudaram no Inbrasc) foi executado por colaboradores da Votorantim Metais, que reestruturaram a área de suprimentos de Capex baseados nas técnicas de strategic sourcing aprendidas no MBA de Compras.

Durante breve interrupção na entrega de prêmios, Henrique e Alex apresentaram o Leader’s Experience Meeting, evento que reunirá, em setembro, em Orlando, os diretores de Compras e Supply Chain mais renomados do último ano.

Retornando aos troféus, foram premiados os “Melhores Diretores do Ano” em diversas categorias. Junto a suas equipes, esses profissionais ajudaram as empresas, em um cenário de crise econômica – com substancial arrefecimento da demanda e, portanto, da receita – a conseguir resultados expressivos por meio de redução de custos.

Na área de Compras, venceram os seguintes diretores: no segmento Agronegócio, Rogério W. Andrade, Diretor de Supply Chain para a América do Sul da Monsanto; em Indústria de Base, Ricardo Galvão Porto, Diretor de Supply Chain e TI na Votorantim metais; em Indústria Manufatureira, Juliano Tessaro, Head of Procurement na Navistar; em Indústria de Bens de Consumo, Marcelo Scarcelli, Diretor de Compras e Supply Chain na Unilever; em Comércio e Varejo, Ricardo Antonio Patané, Head de Compras Indiretas no Mc Donald’s; em Serviços, Gerson Vargas, Diretor de Supply Chain na Sky.

Na área de Supply Chain, foram coroados: no segmento Agronegócio, Sérgio Andrade, Diretor de Operações e Supply Chain LATAM na Arysta; em indústria de Base, João Mário Lourenço Filho, Diretor de Logística na CSN; em Indústria Manufatureira, Saul Duarte, Diretor de Supply Chain LATAM na Kohler; em Bens de Consumo, Agnello Barros Moreira Neto, Diretor de Logística na Coca-Cola Solar; em Comércio e Varejo, Marcelo Lopes, Vice-presidente de Logística e TI na Via Varejo; em Serviços, Fernando Barrichelo, COO na Cielo.

Novidade desta edição do Prêmio Inbrasc, o último troféu a ser entregue foi para o “Profissional Destaque do Ano”, o mais eminente diretor do ano de 2016. O vencedor foi João Mário Lourenço Filho, que também levou o prêmio no segmento Indústria de Base.

Após o brinde, no fim do evento, Alex Leite declarou abertas as inscrições para o Prêmio Inbrasc 2018, que podem ser realizadas neste link: http://inbrasc.liveuniversity.com/premio-inbrasc/

Confira abaixo a cobertura do Prêmio Inbrasc 2017!

https://youtu.be/6GDvv8RLv9Q

Comments

Fale com a gente no WhatsApp