Compras e Supply Chain

Como preparar Compras e Supply Chain para a Transformação Digital?

Chegamos à Indústria 4.0 com automações e inovações, mas o que isso significa para Supply Chain e Compras? Simplesmente que não há possibilidade em expandir ou seguir crescendo sem que haja um controle otimizado, seguro e com mais velocidade.

A Era Digital chegou com força para transformar o que era linear em disruptivo, o que era segmentado em compartilhado e o que era repetitivo em atividades multidisciplinares. Todos conectados e trabalhando colaborativamente. Um exemplo prático disso é o comércio digital que pode ajudar as companhias a administrarem um maior volume de atividades, funções ou demandas com uma capacidade física menor.

É possível conectar processos utilizando Internet das Coisas – IoT;  aplicar a Robotização – RPA às rotinas repetitivas, usar Inteligência Artificial como o Big Data e BOT e ainda deixar toda a cadeia de suprimentos mais segura com o Blockchain. Mas para que a empresa adote essas inovações e novas tecnologias da transformação digital é preciso contar com o engajamento desde as lideranças até as bases.

Estudos da Harvard Business Review apontam que empresas com maior capacidade digital são melhores na geração de receita. Mas não pense que terá que investir em milhões e ainda que levará anos para começar as implementações. Hoje em dia, com o auxílio das startups, essa realidade se transforma na melhor opção de custos dos investimentos, agilidade nas implementações e otimização dos processos.

Além disso, os processos e procedimentos devem ser coerentes com a era digital.  Por exemplo, é preciso ajustar a política de homologação de startups com a realidade, promovendo confiança na utilização das startups previamente homologadas por HUBS ou até mesmo utilizar POC (Prova Conceito) como forma de homologar e selecionar empresas. Desta forma a empresa pode até correr riscos, porém totalmente controlados.

Trabalhar de forma preditiva e prescritiva é fundamentável nesse contexto.  É uma maneira de se antecipar e agir, já que estamos presenciando mais atribuições aos humanos para decisões estratégicas e ações repetitivas deixadas para a tecnologia executar com mais visibilidade e controles aprimorados.

O mais interessante da transformação digital é que as inovações moldam outras capacidades como modelos de negócios, os processos da empresa, e claro, para que os serviços ou produtos adquiridos pelos clientes se transformem em experiências únicas.

Mariana é professora da Live University e Head de Procurement da Cushman & Wakefield para a América do Sul desde 2016. Graduada em Administração de Empresas e pós graduada em Negócios Internacionais. Tem sólida experiência em Compras com foco em negociações, além de estruturações e também em Auditoria Interna principalmente referente à compliance, processos e políticas desenvolvidas ao longo de 14 anos em empresas internacionais como a Henkel localizada em Duesseldorf.

 

Você pode gostar também:

3
Deixe seu comentário

avatar
Mais recentes Mais antigos Mais curtido
Luis Talib
Visitante
Luis Talib

Boa matéria, está dando erro na hora de compartilhar no Linkedin, poderiam por gentileza verificar? Gostaria de dividir com meu network abs
@Mariana Coianagui 柳飏 – Parabéns!!
@Luis Fernando Talib

Celso Toshio Saito
Visitante
Celso Toshio Saito

@Mariana, gratidão, por compartilhar seu Conhecimento.

Fica a provocação/convite: https://issuu.com/facilities-insight/docs/industry_4.1_ou_revolu____o_social

Mike Farias
Visitante
Mike Farias

Parabéns, Mari! Excelente post e dicas!

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Calendário de Eventos

Maratona de Supply Chain SP

20, 21 e 27 de Julho

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Prêmio Inbrasc

10 de Setembro

Local: Villa Bisutti Gomes de Carvalho

Fórum de IM SP

15 e 16 de Outubro

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!