arte gráfica com foto do autor do artigo

Transformando o mundo de compras com tecnologia e pessoas

Por Thiago Rolemberg, professor da Live U

A entrada das novas tecnologias no processo de compras otimizou ainda mais os resultados. A era de Compras 4.0 é um período que vemos bastante estratégia aliada à tecnologia para potencializar o setor.

O momento é importante e decisivo para muitas corporações, de um lado vemos a indústria que precisa escolher e implementar as novas tecnologias. Por outro lado, vemos fornecedores que precisam dominar a modernização e adaptá-las para seus clientes.

O termo compras 4.0 está atrelado à transformação digital e à inclusão de novas tecnologias, como por exemplo: cloud, inteligência artificial, big data, IoT e etc. No mundo acadêmico esses termos já são pesquisados há muito tempo e também não é de hoje que a área de compras passa por mudanças tecnológicas.

O processo de compras ainda não era 4.0 mesmo tendo uma série de processos já digitalizados, como por exemplo, a utilização de e-mails ou até mesmo ferramentas de RPA. Essa inclusão tornou a área de compras 4.0 ainda mais envolvida nas evoluções da era digital.

Com isso, é interessante ver que – um alerta importante nessa visão – sem pessoas qualificadas na gestão, esse processo tecnológico pode não ir para frente. O processo de compras é parte essencial da logística, pois interage com uma série de departamentos e pessoas.

Existem empresas que gastam milhões em tecnologia, mas não investem nas pessoas. Isso é um dos clássicos problemas da transformação digital, por mais que as tecnologias passam a ser um ponto importante para se chegar aos resultados, mas é preciso lembrar que pessoas qualificadas para esse trabalho também.

Por isso, não basta apenas investir em tecnologia e não investir no capital humano. Para resolver essa questão, é cabível de entendermos também que o mundo antes desse novo universo de compras 4.0 já era digital. Lógico que quando falamos de transformação digital, a primeira coisa que vem em nossas cabeças é a adoção de novas tecnologias (o que faz todo o sentido), mas descartar o capital humano é um erro fatal.

Sendo assim, é super importante que a empresa invista em pessoas, no treinamento dessas novas tecnologias. Mas não fica apenas no a cargo da empresa, o profissional também precisa investir nele mesmo. A onda de tecnologia novas vem com habilidades extras como melhorar a comunicação, saber se expressar, ser auto didático, tudo isso contribui nesse novo mundo.

Um processo bem estruturado leva a empresa a ter diversos benefícios, tais como: redução de custos, agilidade e rapidez em tomadas de decisões na negociação, rastreabilidade, maior poder de barganha e transparência no processo, evitando assim perdas e fraudes no processo.

Além disso, compras é um setor que reflete diretamente em estoque, relacionamento com o cliente e competitividade de mercado, portanto, depende da boa gestão da empresa e funcionários competentes.

Participe do 5° Fórum de Manufatura com a Live! 

Estaremos no Fórum de Manufatura deste ano e você é nosso convidado! O evento contará com diretores de grandes indústrias e tem o objetivo de colaborar com o fortalecimento, a competitividade e a produtividade das empresas. Ficou interessado? Então inscreva-se aqui!

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também >

Live University – Inbrasc

Criamos o primeiro MBA de Compras do país e promovemos o maior fórum da área! Conheça o Inbrasc, a escola mais reconhecida do Brasil em Compras, Supply Chain e Logística. Clique aqui e encontre o curso ideal para você!

Você pode gostar também:

2
Deixe seu comentário

avatar
Mais recentes Mais antigos Mais curtido
Mike Farias
Visitante
Mike Farias

Sem dúvida pessoas são um dos 3 pilares importantes assim como Processos e TI. Ótimo ponto a questão de termos lideres preparados e aptos para novas tecnologias e penso também que no Brasil ainda estamos muito atrás por não termos o básico para digitalização e automação de processos que seria uma base de dados confiável. Ainda vejo muitas empresas sem uma base de cadastro ou relatórios que traduzam a realidade de suas operações, ou seja, como vamos falar de 4.0 em um ambiente onde não temos informação e sim ainda dados? A maior parte pensi ainda estar entre o 1.0… Leia Mais »

Geovanna
Visitante
Geovanna

Oi, Mike, tudo bem?

Ótimo ponto! Como cultura imediatista no Brasil, muitos querem inserir automação nos processos sem olhar para o básico que ainda não está feito. Independente da área são as pessoas que contribuem significativamente para o andar de qualquer operação/projeto!

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Calendário de Eventos

Maratona de Supply Chain SP

20, 21 e 27 de Julho

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Prêmio Inbrasc

10 de Setembro

Local: Villa Bisutti Gomes de Carvalho

Fórum de IM SP

15 e 16 de Outubro

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!