A palavra ‘Bonsai’ vem do idioma japonês e significa ”plantado em uma bandeja”. Trata-se de uma verdadeira arte, que tem por objetivo criar uma miniatura totalmente realista da natureza. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de árvores geneticamente modificadas e sim uma forma de cultivo que através de diversas técnicas impede e direciona o crescimento da planta.
Extremamente difundida nos países orientais como Japão e China, essa técnica tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Um deles, o empresário Mac Donald Fernandes, conta que começou a estudar a arte do Bonsai quando precisou fazer uma cirurgia na coluna. O médico me disse que teria que ficar um ano parado, sem praticar exercícios. Foi nesse momento que conheci essa arte e ela se transformou em um grande hobby˜, explica Fernandes.
Se transformando em um profissional
Por se tratar de um hobby extremamente caro, Mac Donald procurou algo que pudesse complementar a sua renda e custear os materiais necessários para fazer os Bonsais. ˜Naquela época eu dava dicas nas redes sociais e um amigo pediu para gravar um vídeo explicando melhor. Coloquei o vídeo no YouTube e quando vi estava recebendo dinheiro de monetização da plataforma. Então comecei a gravar mais vídeos e usei todo o lucro para investir nos meus Bonsais˜, conta Fernandes. Não demorou muito para o hobby se transformar em um negócio bastante lucrativo.
Assim surgiu o ABC do Bonsai, um portal que reúne todas as informações necessárias para um iniciante que queira se aprofundar nessa prática. Com toda a experiência adquirida, Mac Donald abriu também uma loja, que além de vender os bonsais cultivados por ele, também pode oferecer uma série de produtos que não eram encontrados no Brasil, como a pasta cicatrizante para os galhos da planta. Além disso, no site da loja é possível se inscrever para cursos, eventos e adquirir livros e revistas especializadas. Um prato cheio para quem pretende se aprofundar e fazer parte dessa comunidade que cresce a cada dia no mundo inteiro.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra