Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

De todas as características necessárias para a formação de um bom líder, a inteligência emocional é, sem dúvida, uma das mais importantes. Especialmente nesse momento em que o mundo luta para superar todas as consequências de uma pandemia que insiste em permanecer, fica latente a necessidade de saber lidar com as adversidades.

Um dos aspectos fundamentais na busca por essa maturidade ao lidar com as emoções, é a capacidade de desenvolver uma comunicação assertiva. Saber observar em si mesmo e nos outros a forma de se expressar é um caminho incrível na busca pelo desenvolvimento. Para isso, existem algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo:

Não haja por impulso– As pessoas emocionalmente inteligentes vão devagar nas interpretações. 

Tenha profundidade na análise– As pessoas tendem a interpretar lentamente, especialmente em situação de pressão. Muitas vezes a reação demonstra algo apenas superficial. É preciso enxergar nas entrelinhas. 

Autocontrole–  É preciso gerenciar o seu estado emocional. Não é saudável a explosão (reagir de forma impulsiva), nem a implosão (guardar todo o sentimento sem conseguir expressá-lo da maneira correta).

Imunidade às relações assimétricas de poder– Independente da posição da pessoa que está a sua frente, saiba trazer os pontos que de fato você reconhece como relevantes. 

Despersonalize– Saiba enxergar o fato por trás da pessoa.  Não é pessoal.

A importância de praticar a empatia

De acordo com Camila Galucci, Assessora M&A Expansão Comercial da Vitamina, observar o outro é um fator fundamental “Nada melhor do que prestar atenção nas pessoas que estão ao nosso redor, para que a gente possa se conectar melhor com elas”, afirma.

Praticar a escuta ativa é desenvolver a empatia. Conseguir dar mais valor ao desejo do próximo cria sinergia e facilita a receptividade para a sua fala. É importante ressaltar que para todas essas técnicas, é muito importante a prática. Comunicação assertiva é uma habilidade que pode ser desenvolvida e certamente trará grandes resultados para a sua vida profissional.   

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos