Skip to content

Como gerar metas factíveis e promover engajamento na sua empresa

Estamos imersos em um ambiente tech-intensive. A velocidade do avanço tecnológico gera dois sentimentos antagônicos no ser humano: FOMO (Fear of Missing Out), a sensação constante de que estamos perdendo algo e precisamos participar de tudo. Ou JOMO (Joy of Missing Out), a alegria de não saber o que está acontecendo, o frio na barriga de ser surpreendido. 

Diante desse cenário, quando entramos no ambiente de negócios, vemos um mercado extremamente competitivo e uma mudança na mentalidade de liderança. Manter o engajamento da equipe tem sido um grande desafio. 

Definindo metas

Uma grande parte desse processo é a definição de metas. As Top-Down, que são definidas pela liderança e precisam ser acatadas pelos colaboradores, normalmente geram uma sensação de ser algo impossível de ser alcançado pelo time. 

Já as Botton-Up, metas construídas por toda a equipe, podem gerar uma sensação de algo muito pequeno para os líderes. Então, como alcançar um equilíbrio? De acordo com o Renato Gonçalves, vice-presidente de vendas na Creditas, “a meta só é meta quando todo mundo entende que ela é factível”, explica. 

É a chamada Metodologia de Harmonização. Nesse caso, é a partir da realidade vivenciada que, no próximo mês, o incremento de resultado é incorporado nos objetivos. Isso gera uma satisfação para a área de negócios, e, ao mesmo tempo, a equipe de vendas incorpora a nova meta com propriedade.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp