Como a integração entre departamentos gerou resultados globais para a Sanofi

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Fundada em Gentilly, na França, a farmacêutica Sanofi é uma multinacional presente em todo o mundo, com soluções de saúde disponíveis em 152 países. São mais de 100 mil colaboradores e 80 sites industriais. 

Em uma empresa com atuação em tantas nacionalidades diferentes, sempre surgem dúvidas como por exemplo, qual a melhor forma de comparar as despesas do Brasil com a de outros países? Ou ainda, como organizar a estrutura financeira, promovendo uma integração entre os sistemas globais e locais são desafios que a Sanofi enfrentava. Após duas tentativas fracassadas no passado, um novo projeto foi desenhado, criando uma parceria entre os departamentos de compras e finanças.

O projeto tinha objetivos claros: simplificar as descrições de HACAT; atualizar a lista para refletir a estrutura atual de Procurement e as mudanças do mercado; padronizar e consolidar contas contábeis; associar os códigos de compras de materiais com os códigos de despesas de finanças, gerando claro impacto no P & L e correta alocação nas contas contábeis.

Time multifuncional

 

Para isso, foi montado um time multifuncional, que contava com mais de cem integrantes, das mais diversas áreas. De acordo com Marcelo Zelante Goes – Country Procurement Head for Brazil & Business Transformation na Sanofi, um grande acerto foi partir da estrutura existente no setor de finanças, fazendo a adequação conforme o trabalho que já havia sido feito pelo departamento. ”Nós temos que estar alinhados ao business, não é o business que tem que falar a linguagem de Procurement”, explica.

Ter um PMO dedicado à TI também foi crucial para o projeto. ”É impossível realizar um projeto como esse sem esse recurso”, alerta Marcelo. Além disso, foram destacados como recomendações fundamentais o apoio da liderança global, a comunicação regular da evolução do projeto, e a realização de reuniões semanais com a equipe de TI e mensais Core Team e SteerCo. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!