Change Management e a transformação digital

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey/ AIPMM, 70% das transformações realizadas em ambiente corporativo falham. Entre os motivos apontados estão a resistência dos colaboradores (39%) e a falta de apoio do time de gestão (33%).

Esses dados curiosos nos mostram o que os gestores de recursos humanos já estão cansados de saber: qualquer processo de transformação digital precisa primeiro do envolvimento da equipe como um todo para ser bem sucedido. Isso porque a tecnologia em si, dificilmente falha. Quase sempre (no caso da pesquisa 72%), os motivos para um projeto não dar certo está ligado às pessoas. 

Change Management

 

Exatamente por isso, antes de implementar uma mudança estrutural ou operacional, é necessário iniciar pelo change management. Esse termo em inglês que significa Gestão de Mudanças, trata justamente da estruturação necessária para esse processo. 

Porém, de acordo com William Juliano, CEO da Kick Off Consultores Associados, é preciso atentar para uma visão muito “tradicional” dessa metodologia. O problema, segundo ele, é uma abordagem abstrata da mudança, que afetaria questões como missão e valores de uma empresa, quando, na realidade, é preciso trazer uma visão prática que consiga englobar os aspectos financeiros. “É preciso entender qual a parte de “negócios” por trás da transformação. Alguém certamente irá cobrar essa posição”, ressalta Willian. 

Para endereçar esse problema, a Kick Off sugere uma nova metodologia, que vai além da tradicional, chamada de “Change Management Plus”.  Ela trata de todos os aspectos da mudança, cobrindo os impactos reais nos negócios e seus benefícios para os acionistas. 

É papel do departamento de RH, compreender o processo de forma global. Assim os colaboradores conseguem ver a postura inteira da empresa abraçando a transformação. A partir dessa abordagem é possível trazer toda a organização para essa jornada de forma coletiva. Isso minimiza muito as possibilidades de falhas e gera uma sinergia, fator fundamental para você alcançar o sucesso em um projeto como esse. 

  Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!