Skip to content

[Case Unilever] Indústria 4.0 - Será que chegamos lá?

O termo Indústria 4.0 foi criado em 2011 durante a Hannover Messe, na Alemanha, Ele descreve um novo momento do cenário mundial, que será dominado pela tecnologia. 

Dentro da realidade brasileira, a indústria 4.0 ainda é considerada como um retrato para o futuro. É o que afirma Liu Tobias, Technology Executive Manager da Unilever, “em se tratando de realidade, eu gosto de chamar de indústria 3.9”. 

Quando tratamos de IOT (internet of Things), por exemplo, os países de primeiro mundo tem uma infraestrutura que permite um número de unidades muito mais avançado que o Brasil. 

Apesar das dificuldades  estruturais, diversas empresas têm investido e buscado soluções de tecnologia para melhorar o seu desempenho. A Unilever por exemplo, através do desenvolvimento de um conceito chamado de “torres inteligentes” conseguiu reduzir em 10% a emissão de gases na produção de produtos como sabão em pó. 

O profissional 4.0

 

Isso só é possível com a utilização de tecnologias como a Big Data. Porém, é um erro concentrar apenas no fator tecnológico o sucesso de um projeto como esse. “Um artigo do MIT mostra que 20% do sucesso da Indústria 4.0 é da tecnologia, e 80% vem de como as pessoas trabalham com ela. Isso nos traz uma reflexão. Será que temos profissionais com perfil adequado em Supply Chain para trabalhar com Big Data?”, questiona Liu.

A possibilidade de utilizar os recursos tecnológicos para diminuir custos e  acelerar processos, exige o perfil desse novo profissional. Somar novas habilidades aos conhecimentos técnicos já desenvolvidos ao longo da carreira forma o colaborador ideal para esse novo momento. Certamente aqueles que se buscarem essas novas competências agora, colherão bons frutos em um futuro bem próximo. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp