Vuca - Case Siemens

Case Siemens: VUCA – O mundo mudou! E como fica sua carreira no novo normal?

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

O mundo mudou e estamos vivendo num momento histórico de um novo normal. Ivan Ferreira, Diretor de Tax e Customs da Siemens, irá falar um pouco sobre esse assunto e sua visão a partir da experiência na empresa. A Siemens está presente em mais de 200 países e há 115 anos no Brasil. O conceito do novo normal veio forte após a crise de 2009 no mercado financeiro, e hoje se repete com a pandemia do COVID-19. E como ficam as carreiras nesse novo mundo?

 

O novo normal e o ambiente VUCA

 

Toda a situação atual acelerou algumas iniciativas que já vinham sendo feitas. Aumenta a importância do uso de ferramentas tecnológicas e de ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É essencial dar atenção à saúde física e mental para ter um bom desenvolvimento na carreira. O uso de mídias sociais foi intensificado para se criar um bom networking na empresa. Transformações geraram impactos em diversas áreas, como na cadeia de suprimentos, nos hábitos de consumo e na relação empregado x empresa.

Vivemos num ambiente VUCA: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incertezas), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). O mundo está em transformação o tempo todo. Assim, a estabilidade que se pensa ter geralmente é imaginária e pode ser abalada a qualquer momento. Precisamos aprender a conviver com tudo isso, buscando ferramentas e habilidades que auxiliem a trabalhar bem esse cenário. É preciso descobrir como ser protagonista e fazer a diferença, seja para a empresa ou no âmbito pessoal.

 

Trabalhando diferentes skills na carreira

 

Existem várias formações acadêmicas dentro da área tributária, e esses diferentes conhecimentos podem ser muito válidos no dia-a-dia. É comum existir a dúvida entre ser um generalista ou um especialista. Para Ivan, o ideal é ter uma especialidade, mas buscar ter uma visão mais ampla de todo o cenário, até mesmo em partes não diretamente relacionadas. Isso é muito importante para evoluir na carreira, agregando conhecimentos  e gerando mais oportunidades.

Ivan diferencia as ‘soft skills’ das ‘technical skills’, sendo ambas importantes para a carreira, devendo ser trabalhadas em conjunto. Ele ressalta quatro que considera serem as mais importantes para lidar com o novo normal: adaptabilidade, resiliência, visão sistêmica e inteligência emocional. Sobre esta última, fala ainda dos 5 pilares da inteligência emocional por Daniel Goleman:

  • Autoconsciência emocional – reconhecer um sentimento quando ele ocorre
  • Controlar emoções – lidar com seus próprios sentimentos adequando-os para a situação
  • Automotivação – direcionar emoções a serviço de um objetivo
  • Empatia – reconhecer emoções nas outras pessoas
  • Sociabilidade – habilidade em lidar com as emoções nos relacionamentos interpessoais

 

Assista à palestra na íntegra – Case Siemens: VUCA – O mundo mudou! E como fica sua carreira no novo normal?

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!