Case Nestlé - Tax Information

Case Nestlé – Tax Transformation: Como a Nestlé reduziu em 95% o processamento de informações fiscais

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

Tax transformation é algo extremamente necessário, mas não é uma tarefa simples. Fábio Donatelli, Gestor da área de Tax Operations da Nestlé, irá falar um pouco sobre como a empresa reduziu em 95% o processamento de informações fiscais. A Nestlé é uma empresa com grandes números: mais de 2000 marcas em 15 segmentos do mercado, presente em mais de 190 países e com mais de 100 anos de história. 

 

A jornada do Tax Transformation

 

Como então estruturar e centralizar todo o controle da área fiscal em uma empresa dessas dimensões? Fábio relata que foram criadas duas macro-equipes, uma corporativa, que atua diretamente com o negócio cuidando por exemplo do controle de compliance e business partner. A outra equipe criada é a de Tax Operations, que foi segmentada por regiões e tipos de dados e análises. 

A jornada do Tax Transformation na empresa é longa, sendo que desde 2014 a área começou a ser vista como altamente estratégica. Fábio mostra uma linha do tempo de todas as estratégias e projetos adotados. Entre essas estratégias estão etapas como:

  • Avaliação e redesenho dos processos fiscais
  • Alinhamento global de estratégias
  • Avaliação das ferramentas fiscais
  • Sinergia de processos e sistemas
  • Avaliação da solução de IT fiscal
  • Assesment e sizing TDF
  • Início e finalização RFP TDF partner
  • Avaliação de produtos x processos
  • Identificação e correção de gaps no ERP
  • Criação de um Business Blu Print

As transformações com a pandemia

 

Com a pandemia também vieram novos desafios na área de Tax Transformation. Foi necessário implantar e aprender a utilizar novos sistemas para dar continuidade ao processos, agora em novas plataformas. Isso além de continuar corrigindo gaps do TDF e fazendo a avaliação da estrutura organizacional pós-TDF. Fábio fala também das etapas finais que estão sendo implementadas, fechando assim a jornada iniciada em 2014.

É válido lembrar a importância de se ter uma gestão de atividades bem estruturada em uma única plataforma. É preciso dar atenção à análise de dados e identificar novas tecnologias para a automação de processos. O que se busca sempre é digitalizar os processos de geração de dados, otimizando o gasto de tempo. Assim é possível focar em preparar as pessoas para a análise desses dados.

 

Assista à palestra na íntegra: Case Nestlé – Tax Transformation: Como a Nestlé reduziu em 95% o processamento de informações fiscais

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!