Case Natura & Co: Gestão de crise e Liderança em tempos de pandemia

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

Uma boa liderança é muito importante em momentos de crise como o que estamos vivendo. Mariana Talarico, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Natura & Co, irá falar um pouco sobre sua trajetória pessoal e principalmente da empresa. Será abordado o tema de como cuidar das pessoas, fazer a gestão de crise e ter uma boa liderança em tempos de pandemia. 

 

Compromisso com as pessoas

 

A Natura & Co fez recentemente uma declaração de um compromisso com as pessoas e o desenvolvimento. Foi criado um documento com três frentes, para entender a complexa situação do mundo e criar planos de ação. Os pontos são: como enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, defender os direitos humanos e ser mais humanos, e abraçar a circularidade e a regeneração. 

Com a crise do Covid-19 vieram diversas transformações. É preciso entender a importância de a empresa se posicionar frente ao que acontece no mundo e cuidar das pessoas como prioridade. Mariana relata diversas ações feitas na empresa para garantir a estabilidade de emprego para seus colaboradores, adaptando o trabalho para home office e dando apoio financeiro. 

Foram criados fundos emergenciais, prorrogados prazos de boletos, além de ações de telemedicina e espaços virtuais de bem-estar. Mais além, foram feitas doações de produtos essenciais e parcerias com governos e instituições para vacinação e equipamentos médicos. 

 

Os desafios em gestão e liderança

 

Além da pandemia, a Natura & Co tem o desafio de estar num momento de transformação organizacional em todos os negócios da empresa. Suas quatro marcas estão sendo integradas, e são elas: Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. Além disso passam por um processo grande de globalização, estando hoje presentes em mais de 100 países. 

Para entender e analisar as reais necessidades dos colaboradores, foi criado um squad de crise multidisciplinar. Foram feitas diversas pesquisas para realmente escutar as pessoas, analisando os resultados para produzir conteúdos alinhados com a realidade. Além disso, ações que já estavam presentes na empresa foram digitalizadas para se adequar à nova situação. Entre eles estão, por exemplo, incentivos à meditação e yoga. 

É preciso dar atenção também à forma de liderança. É importante preparar os gestores para escutar as pessoas e serem rápidos para agir e fazer as mudanças necessárias. Um ponto essencial é alinhar as estratégias da empresa com as reais necessidades, desafios, metas e resultados. Mariana exemplifica como conseguiram fazer isso na empresa, mantendo a produtividade e uma boa liderança de descuidar das pessoas.

 

Assista à palestra na íntegra: Case Natura & Co: Gestão de crise e Liderança em tempos de pandemia

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos