Case Natura & Co: Gestão de crise e Liderança em tempos de pandemia

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

Uma boa liderança é muito importante em momentos de crise como o que estamos vivendo. Mariana Talarico, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Natura & Co, irá falar um pouco sobre sua trajetória pessoal e principalmente da empresa. Será abordado o tema de como cuidar das pessoas, fazer a gestão de crise e ter uma boa liderança em tempos de pandemia. 

 

Compromisso com as pessoas

 

A Natura & Co fez recentemente uma declaração de um compromisso com as pessoas e o desenvolvimento. Foi criado um documento com três frentes, para entender a complexa situação do mundo e criar planos de ação. Os pontos são: como enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, defender os direitos humanos e ser mais humanos, e abraçar a circularidade e a regeneração. 

Com a crise do Covid-19 vieram diversas transformações. É preciso entender a importância de a empresa se posicionar frente ao que acontece no mundo e cuidar das pessoas como prioridade. Mariana relata diversas ações feitas na empresa para garantir a estabilidade de emprego para seus colaboradores, adaptando o trabalho para home office e dando apoio financeiro. 

Foram criados fundos emergenciais, prorrogados prazos de boletos, além de ações de telemedicina e espaços virtuais de bem-estar. Mais além, foram feitas doações de produtos essenciais e parcerias com governos e instituições para vacinação e equipamentos médicos. 

 

Os desafios em gestão e liderança

 

Além da pandemia, a Natura & Co tem o desafio de estar num momento de transformação organizacional em todos os negócios da empresa. Suas quatro marcas estão sendo integradas, e são elas: Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. Além disso passam por um processo grande de globalização, estando hoje presentes em mais de 100 países. 

Para entender e analisar as reais necessidades dos colaboradores, foi criado um squad de crise multidisciplinar. Foram feitas diversas pesquisas para realmente escutar as pessoas, analisando os resultados para produzir conteúdos alinhados com a realidade. Além disso, ações que já estavam presentes na empresa foram digitalizadas para se adequar à nova situação. Entre eles estão, por exemplo, incentivos à meditação e yoga. 

É preciso dar atenção também à forma de liderança. É importante preparar os gestores para escutar as pessoas e serem rápidos para agir e fazer as mudanças necessárias. Um ponto essencial é alinhar as estratégias da empresa com as reais necessidades, desafios, metas e resultados. Mariana exemplifica como conseguiram fazer isso na empresa, mantendo a produtividade e uma boa liderança de descuidar das pessoas.

 

Assista à palestra na íntegra: Case Natura & Co: Gestão de crise e Liderança em tempos de pandemia

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!