Case Marfrig – Como a empresa reduziu 30% os custos com logística

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A Marfrig é a segunda maior produtora de proteínas do mundo, sendo a maior  no setor de carne bovina. Com operações presentes no Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos, a empresa tem a capacidade de abate de 31,2 k/dia. 

Toda a cadeia de abastecimento está baseada em um modelo muito peculiar chamado de PUSH (empurrar). Isso porque é a cadeia de abastecimento que “empurra” todos os outros setores. Se a arroba do animal estiver em um determinado preço que ele precisa ser adquirido, por exemplo, todo o processo deve ser feito imediatamente. 

Além disso, uma vez levado para o abate, todas as partes do animal precisam ser destinadas, pois não há como trabalhar com o pedido específico de uma parte apenas do boi, por exemplo. Para gerenciar toda essa logística, é necessário simplificar os processos e buscar a evolução do sistema. 

Método GPS

 

Para isso, a empresa iniciou um plano diretor de logística, utilizando o método GPS (gente, processos, sistemas). 

  • Gente: Foco nos colaboradores. Estrutura simples e verticalizada, definição com clareza do papel e responsabilidade de cada membro da equipe. 
  • Processos: Mapear todos os processos de logística, deixar claro cada etapa, fluxo e atividade. 
  • Sistemas: Encontrar os sistemas mais aliados às necessidades da logística. 

Implementando todas essas mudanças, foi possível ter o controle e agendamento da programação das cargas, além de definir com clareza qual seria o custo de frete por rota. Com o sistema de logística também trouxe o monitoramento total da frota, o que impacta diretamente na gestão de entregas e grades de carga e descarga. 

 De acordo com Luciano Alves, diretor de logística da Marfrig, criar esse sistema integrado trouxe diversos benefícios para a empresa. “Conseguimos reduzir o nosso custo logístico em mais de 30%, além do mais importante, que foi a redução de mais de 70% da alta taxa de acidentes”, comenta. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!