Case Fleury – Como o grupo transformou o processo de homologação de fornecedores

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O Grupo Fleury é um dos maiores na área de saúde no Brasil. São cerca de 9 mil colaboradores e mais de 2 mil médicos, com uma rede de aproximadamente 216 unidades de atendimento. 

Antes da implementação de uma plataforma de tecnologia, o processo de homologação de fornecedores era manual, complexo. O comprador precisa classificar o fornecedor em uma listagem que combinava mais de 60 tipos de documentos O tempo médio de duração para um cadastro era de cinco a dez dias úteis, tendo casos que chegaram a levar até trinta dias.

Muitos eram os desafios que precisavam ser superados para a criação desse novo sistema. Era necessário eliminar a interface humana, a análise de documentação feita de forma manual estava passível de erros. Além disso, era preciso simplificar os processos para permitir à equipe de compras focar em outras atividades e descentralizar as informações que muitas vezes ficavam restritas ao computador do comprador, sem que os outros colaboradores tivessem acesso fácil caso necessário. 

Dentro desse cenário, o grupo resolveu realizar um pitch day de supply chain para conhecer as soluções que haviam no mercado. Assim chegaram até a Exato Digital, uma plataforma de captura de documentos públicos online, que entrega em até 5 minutos um dossiê apresentando o status do grau de risco de cada fonte consultada com a cópia de todos os documentos públicos.  

O primeiro passo foi a revisão de toda a lista com os 60 documentos que eram solicitados, para avaliar quais de fato eram realmente necessários para uma avaliação eficiente e segura do fornecedor. Após isso, foi feita todo a rehomologação, já dentro dos parâmetros definidos, com toda a base já cadastrada.  

A importância do projeto no cenário pós Covid-19

 

Todo o processo de rehomologação da base acabou exatamente no primeiro trimestre de 2020. Logo após, o mundo foi surpreendido com a chegada da pandemia.

De acordo com Marcia Bueno, Gerente de Compras do Grupo Fleury, foi extremamente assertivo ter investido o tempo necessário para a mudança. “Foi um momento que exigiu a utilização de muitos EPI’s (equipamentos de proteção individual). Nossos estoques que tinham previsão de durar meses passaram a durar dias. De repente tivemos que encontrar e contratar fornecedores de todas as partes do mundo, para pedidos rápidos, muitas vezes em pequena quantidade. Foi fundamental o uso do sistema. Com ele, foi possível tomar decisões em 5 minutos”, relata.

As empresas que se anteciparam certamente colheram os frutos. O impacto no cenário Covid-19 foi bem menor para quem conseguiu se adequar rapidamente a esse novo mercado.

Clique aqui para ver a palestra na íntegra. 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!