Case Ambev – Tax transformation na prática

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Durante muitos anos, os setores fiscais no Brasil viveram em uma espécie de limbo  tecnológico. De uma forma geral, as empresas não viam a necessidade de investir nesse tipo de tecnologia e os profissionais desses setores se tornaram cada vez mais administradores burocráticos, perdidos em uma infinidade de informações.

Aos poucos, as grandes corporações começaram a perceber que o processo de tax vai muito além de simplesmente pagar impostos em dia. Ter um sistema bem organizado com uma base de dados atualizada, com cruzamento de informações utilizando inteligência artificial eleva o patamar de um profissional burocrático para um analista. Só assim é possível trabalhar em melhorias que passam por todos os setores das empresas.

O passo a passo para tax transformation

 

Em 2015, a Ambev iniciou esse movimento no Brasil, iniciando um projeto com todas as etapas de transformação desejada para área de tax:

Etapa 1: Processo automatizado e padrão – Cálculo automático de impostos, contabilização automática, fluxo de caixa de impostos automatizado. 

Etapa 2: Dados confiáveis e disponíveis – Torre de comando para impostos, cruzamento de obrigações acessórias,  comparação com pagamento e contabilização, informações em tempo real para atendimento às fiscalizações. 

Etapa 3: Processo responsivo às mudanças legais – Rastreabilidade das mudanças legais, otimização das atualizações nos sistemas e automação das integrações. 

Etapa 4: Otimização de impostos via simulações de cenários – Informação confiável para a simulação de negócios, camada de analytics para riscos e oportunidades, simulação de impacto para novas legalizações. 

A última etapa que, normalmente não estaria associada a um projeto de tax transformation, acaba tendo uma importância enorme para uma empresa que promove a inovação. “Com esse cenário, eu mudo meu jogo. Eu paro de ser passivo pagando imposto e sofrendo no mês a mês para ser ativo. Eu pago os impostos corretamente, mas simulo novos cenários, passo a entender o impacto de novos produtos e passo a gerar valor para os negócios”, explica Uirá Tonon Gomes, Global Tax na Ambev. 

A visão global do impacto de um setor fiscal que compreende o seu verdadeiro papel na empresa é fundamental. Muito mais do que apenas alguém que faz levantamento de dados e calcula impostos, o funcionário de tax nessa nova era se tornou uma peça chave para o planejamento de qualquer nova ação dentro da companhia.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos