Case Alstom – Como implementar uma governança tributária de sucesso

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A Alstom é uma empresa do setor ferroviário, presente em mais de 60 países. São cerca de 87 mil colaboradores. No Brasil, atua há 63 anos, trazendo soluções para a malha ferroviária de diversos Estados. 

Em 2018 a corporação passou por uma mudança global com o objetivo de implementar melhorias nos setores de governança corporativa e tributária. Esse novo ambiente, que traz novas necessidades, até mesmo em função da expansão dos stakeholders e da própria sofisticação dos temas tributários, exigiu também uma nova postura dos profissionais desse setor. 

De acordo com Meily Franco, Tax Director para América Latina da Alstom, “Há um tempo atrás, o funcionário de tax tinha que se preocupar em calcular, informar e pagar. Pagar em dia para não haver multas e o diretor financeiro não reclamar. Aí veio o SPED, as empresas tiveram que se modernizar e os profissionais tiveram que colocar tecnologia da informação no seu hall de competências”, afirma. 

Mudança de valores

 

O novo processo de governança trouxe a mudança dos valores da empresa. Hoje, a Alstom trabalha com 3 pilares: 

  •  Ágil: Ser ágil implica em tomar decisões rapidamente. Para isso, é importante que os processos internos sejam simples. 
  • Responsável: Decisões rápidas não significam que sejam decisões tomadas a qualquer custo. É preciso aprimorar o processo para que ele seja rápido e responsável.
  • Inclusivo: Ter diversidade ajuda no enriquecimento de ideias, tornando o processo mais rico. 

Focados nesses três pilares, a Alstom adotou um modelo de tax governance com Risk Manager Framework (relatório detalhado de todos os riscos fiscais em todos os países). O acompanhamento periódico e minucioso desses dados, além de políticas e procedimentos fiscais muito claros para os colaboradores do setor, têm assegurado o grande sucesso da empresa nesse departamento. 

Clique aqui para ver a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos