Case Alstom – Como implementar uma governança tributária de sucesso

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A Alstom é uma empresa do setor ferroviário, presente em mais de 60 países. São cerca de 87 mil colaboradores. No Brasil, atua há 63 anos, trazendo soluções para a malha ferroviária de diversos Estados. 

Em 2018 a corporação passou por uma mudança global com o objetivo de implementar melhorias nos setores de governança corporativa e tributária. Esse novo ambiente, que traz novas necessidades, até mesmo em função da expansão dos stakeholders e da própria sofisticação dos temas tributários, exigiu também uma nova postura dos profissionais desse setor. 

De acordo com Meily Franco, Tax Director para América Latina da Alstom, “Há um tempo atrás, o funcionário de tax tinha que se preocupar em calcular, informar e pagar. Pagar em dia para não haver multas e o diretor financeiro não reclamar. Aí veio o SPED, as empresas tiveram que se modernizar e os profissionais tiveram que colocar tecnologia da informação no seu hall de competências”, afirma. 

Mudança de valores

 

O novo processo de governança trouxe a mudança dos valores da empresa. Hoje, a Alstom trabalha com 3 pilares: 

  •  Ágil: Ser ágil implica em tomar decisões rapidamente. Para isso, é importante que os processos internos sejam simples. 
  • Responsável: Decisões rápidas não significam que sejam decisões tomadas a qualquer custo. É preciso aprimorar o processo para que ele seja rápido e responsável.
  • Inclusivo: Ter diversidade ajuda no enriquecimento de ideias, tornando o processo mais rico. 

Focados nesses três pilares, a Alstom adotou um modelo de tax governance com Risk Manager Framework (relatório detalhado de todos os riscos fiscais em todos os países). O acompanhamento periódico e minucioso desses dados, além de políticas e procedimentos fiscais muito claros para os colaboradores do setor, têm assegurado o grande sucesso da empresa nesse departamento. 

Clique aqui para ver a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!