ilustração do artigo sobre carreira em tempos de crise

Carreira em tempos de crise e as novas apostas para o desenvolvimento profissional

Mudar de emprego ou atuar em uma nova área são pensamentos comuns presentes na mente de qualquer indivíduo. Quando somos expostos a situações desafiadoras, como uma crise, é possível que essas ideias ganhem força e confundam os profissionais por onde seguir e como agir em períodos conturbados. 

Para aqueles que já vinham presenciando certo incômodo na área que atua, a crise pode ser um esclarecedor de ideias e trazer reflexões que ajudarão nos próximos passos da carreira profissional. Em contrapartida, pode ser um complicador para alguns que se encontram perdidos há algum tempo.

Conversamos com Adriana Mattos, professora na Live University e especialista em Comunicação e Gestão de Pessoas, que compartilhou dicas essenciais de como agir em períodos de crise e encontrar a solução que mais próxima dos objetivos do profissional.

Em tempos de crise é natural que a insegurança tome conta devido à incerteza do que está por vir. Então como agir em tempos conturbados? Ainda que o indivíduo esteja empregado, esse seria o momento de olhar para o próprio desenvolvimento como profissional?

Adriana Mattos – Sempre é o momento pra desenvolver alguma habilidade. A crise do coronavírus escancarou uma evidência: quem sempre teve curiosidade e enfrentou o novo, saiu na frente e quem sempre foi resistente a determinadas tecnologias teve muito mais dificuldade para se adaptar a essa nova realidade.  Olhar para o próprio desenvolvimento deve ser o mindset de todo profissional.

Durante a crise foi preciso desenvolver competências repentinas para dar continuidade às tarefas e quem soube se adaptar está um passo à frente. Pensando no pós, quais são as competências que farão a diferença depois desse período? Qual o perfil que as empresas estão buscando hoje?

Adriana Mattos – Estamos sempre buscando saber quais são as habilidades determinantes para uma carreira que te faça feliz. Eu apostaria sem dúvida em 10! Na curiosidade: sempre querer saber mais; flexibilidade: para criar excelentes composições; criatividade: para solução de problemas; empatia: para conexões verdadeiras que ajudem “o outro”; boa comunicação: para amenizar mal entendidos e acelerar processos; pensamento crítico: para que suas crenças não o impeçam de buscar um melhor caminho; inteligência emocional: para gerir emoções; aprender a aprender: descobrir o que é relevante aprender, como e com qual organização; multidisciplinariedade: habilidades generalistas para se destacar e liderança: sem isolamento, que se alterna e se complementa.

Qual a sua dica para profissionais que ainda demonstram resistência em fazer atividades diferentes ou se abrir para novas oportunidades que demandam um escopo adaptado do que exercem hoje?

Adriana Mattos – Ter uma especialidade é importante. Ser multidisciplinar te destaca. Hoje o conceito usado é o T-Shape, ou seja, conhecimento em “T”, o eixo horizontal traduz sua habilidade de compreender e conversar sobre várias disciplinas como Marketing, Logística, Recursos Humanos, etc. Já o eixo vertical traduz seus conhecimentos sólidos em alguma área, como vendas. Até mesmo as escolas têm manifestado essa mudança dando ênfase em atividades interdisciplinares e nas matérias eletivas.

Para os profissionais que foram desligados na crise, como chamar atenção dos recrutadores? Esse momento também pode ser aproveitado para investir na própria marca pessoal? Se sim, como fazê-lo?

Adriana Mattos – Quero lembrá-los que: “Grandes ideias surgem em meio à crise”. Seja observador, pesquise exemplos para entender que essa não é só uma frase de efeito. Perceba o que é “necessidade hoje” e aprofunde-se, aprenda sobre economia colaborativa e descubra o que pode virar renda e está dentro da sua casa hoje, parado. Conheça novas formas de trabalhar, diferentes da CLT e se participar se algum projeto autônomo divulgue sempre em suas redes sociais.

Crises como essa também trazem momentos de reflexão sobre a própria carreira. Qual o seu conselho para quem pensa em fazer transição de carreira? É melhor esperar ou ainda há espaço para alcançar prosseguir com esse objetivo?

Adriana Mattos – Ao viver no mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) mudar deve sempre estar em nosso radar. Pensando assim podemos ter vida longa no mundo do trabalho. A análise é: os meus dias me dão mais alegria do que picos de insatisfação? Se o contrário prevalecer, mude. Há mil oportunidades em meio à crise: em startups, em pequenas, médias e grandes empresas. Está chegando o PIX, uma revolução em nosso sistema financeiro. Um mundo novo está sempre à nossa frente, se achar que deve mudar, mude!

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!