Cadeia de Suprimentos: Desafios e automação

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Quando pensamos em tecnologia, virtualização e automação é inevitável que a nossa mente imediatamente pense em facilidade, agilidade, etc. Porém, para conseguir extrair o máximo possível do digital no setor de Supply Chain, é necessário primeiro fazer uma reflexão sobre os desafios encontrados nesse departamento. 

Trabalhar com a gestão da área de suprimentos é estar sempre atentos aos pontos fundamentais:

Tempo – Agilidade x tempo para fazer o melhor sourcing

Economia– Gestão de saving e cost avoidance

Gestão– Equipe, processos, papeis e poderes dos usuários

Organização– Sistematização e padronização de processos

Compliance– Governança e monitoramento online

Controle– Auditoria e rastreabilidade 

Facilitadores de processos

 

Após a análise dos maiores desafios, é possível encontrar quais processos podem ser virtualizados. O processo de homologação dos fornecedores, por exemplo, pode ser completamente automatizado. 

A captura de dados cadastrais e análise de documentos, se tornam muito mais simples utilizando uma plataforma de SRM (supplier relationship management).  Além disso, é possível também automatizar a avaliação de desempenho do fornecedor, com uma solução de B.I.(business intelligence), que faz o cruzamento dos dados de forma automática. 

Todas essas soluções tiram o peso operacional do setor de supply chain, e permitem aos colaboradores um olhar extremamente analítico. Isso acaba gerando muito mais eficiência. Com tantos pontos positivos, é fácil imaginar que essa já seja uma realidade no mercado. 

Porém, a barreira enfrentada pelos gestores para a automação do departamento ainda é grande. “Por incrível que pareça, tem muito mais empresas de médio e grande porte sem essas soluções implantadas, do que aquelas que já usam uma plataforma de SRM”, afirma Gérson Schmitt  Fundador da Paradigma e Conselheiro da ABES (Assoc. Brasileira das Empresas de Software) e da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)

Porém, com a chegada da pandemia, muitas companhias correram para acelerar esse processo. Mais uma vez ficou clara a necessidade de enfrentar os obstáculos e caminhar em direção ao digital. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!