ilustração do artigo sobre implicações na cadeia de abastecimento e distribuição

Implicações na cadeia de abastecimento e distribuição durante a crise

Nos últimos meses a área de Supply Chain tem trabalhado fortemente em suas operações para atender picos de demanda sem precedentes. Enquanto alguns setores tiveram a produção interrompida, outras áreas enfrentam o desafio de aprimorar a cadeia para continuar atendendo a necessidade da população brasileira como um todo.

Nesse cenário é possível afirmar que o surgimento do coronavírus evidenciou a fragilidade da cadeia de suprimentos global, já que a dependência para preencher os estoques e dar continuidade à operação local se encontra em um ciclo vicioso vivido por inúmeros países.

Considerando o período conturbado em que as operações passam sofrendo mudanças a todo minuto, confira neste artigo como as empresas têm lidado com as implicações diárias do Supply Chain e quais são as possíveis soluções em momentos de crise.

Mudanças no abastecimento

Antes de o coronavírus chegar ao Brasil, muitas empresas multinacionais já estavam de olho nas mudanças que a pandemia trouxe às operações e, a partir desse olhar analítico, foi possível antecipar decisões para minimizar os impactos que o país sofreria.

1. Serviços

Segundo profissionais de Supply Chain do ramo alimentício, por exemplo, foi possível antever a demanda de algumas categorias em específico e, portanto, já agir em função de soluções – como estoques de segurança – antes mesmo de o problema ter chegado ao processo.

Em momentos de crise não existe apenas um caminho. Para contornar os impasses é preciso, antes de tudo, desenhar cenários e criar novos KPIs para encontrar meios viáveis e ter um cenário controlado.

Já no mundo farmacêutico os desafios são similares.  Segundo profissional de Supply Chain do segmento, o principal desafio é manter o abastecimento dos produtos essenciais. Além disso, uma lição aprendida pelo especialista foi entender que nas dificuldades aparecem soluções para acelerar transformações necessárias anteriormente.

A digitalização, por exemplo, sofreu um crescimento gigantesco já que os consumidores precisaram comprar online. Para aqueles que recebem os produtos em casa, a experiência direta com o consumidor fomenta um bom relacionamento e constrói uma aproximação maior, causando uma identificação positiva durante um período difícil.

2.Varejo

Diferente do setor alimentício e farmacêutico, o varejo sofre outros efeitos. De acordo com especialistas da área que vivem essa realidade na prática, entender o impacto da pandemia para cada um dos canais de abastecimento – e-commerce, perfumaria, salões de beleza, entre outros – fez total diferença para dar os próximos passos.

No dia a dia a construção de cenários se acelerou e algumas decisões foram difíceis, como a paralisação em algumas fábricas, por exemplo. O varejo adequou o tamanho da operação ao lockdown e aos protocolos de segurança para que os processos continuassem seguros.

Conclusão

A retomada das operações não será igual após a pandemia. Além de assumir uma estratégia diferente, as empresas também sofrem mudanças internas com um novo mindset por parte dos colaboradores e líderes.

Ainda que o consumo seja alto no setor de serviços, é previsto que o comportamento do cliente seja diferente adaptando sua rotina com novos produtos e uma atividade inferior a antes, prejudicando o crescimento da companhia.

Momentos de crise trazem lições e servem para transformar inúmeros processos, como ferramentas de produtividade na distribuição de tarefas, surgimento de novas áreas como projetos e a importância de uma tomada de decisão ágil e assertiva.

Gestão da Cadeia de Abastecimento será um dos assuntos abordados no Evento Virtual da SAP Ariba. Acesse abaixo e participe!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!