Business Partner: a importância do capital humano para o negócio

Você sabia que o cargo de Business Partner surgiu na década de 80? Criado pelo guru de gestão David Ulrich, no livro Human Resource Champions, a obra traz como principal objetivo do Business Partner promover o alinhamento entre as áreas de negócio da empresa e o Recursos Humanos.

À medida que a procura por um Business Partner aumenta, é normal que haja diferentes interpretações sobre a função desse profissional. Todos sabem que o BP atua em prol do negócio, mas não entendem o porquê disso e muito menos qual demanda ele veio suprir.

Contamos com a ajuda de Thaís Loureiro, Business Partner em uma multinacional de papel e celulose, para esclarecer as principais dúvidas acerca do tema e fazer você entender, de fato, a relevância desse profissional nas empresas.

O que é Business Partner

De forma geral, o profissional exerce um papel de consultor da alta gestão, mantendo contato contínuo com toda a liderança para contribuir e influenciar positivamente a tomada de decisão.

Para o conceito ficar um pouco mais fácil Thaís explica que o profissional tem um papel estratégico dentro da área de Gente & Gestão. “O Business Partner faz com que a estratégia de negócio aconteça por meio das pessoas. Ele é um facilitador e guardião do desenvolvimento delas para que estejam em sua potência e entreguem resultados para a companhia”.

Principais atividades

Um levantamento feito em 2016 pela CEB, consultoria global de benchmarking, mostrou que organizações com Business Partners reportam um aumento de até 10% na receita e um acréscimo de 9% no lucro. Esse profissional pode fazer a diferença no crescimento de uma empresa! Mas afinal, quais são as atividades do BP?

A gestora afirma que o Business Partner faz parte da área de Gente & Gestão, não atuando de forma isolada para o RH. “Os resultados desse profissional estão atrelados à estratégia de negócio, desdobrada em estratégia que gerem relevância e impacto na organização”.

Papel do profissional em crises

A crise pandêmica acelerou a transformação nas empresas e assim como a atuação de Vendas, Marketing, Recursos Humanos e demais áreas sofreram diversas adaptações, o Business Partner também precisou enfrentar desafios para manter o resultado das ações à distância.

“O papel do Business Partner ganhou um novo significado porque as necessidades das pessoas mudaram. Os colaboradores procuram estabelecer relações de confiança,manterem a saúde mental, segurança psicológica em um ambiente que ofereça uma boa experiência a eles, sendo assim, o Business Partner age como um agente das mudanças, mas também um agente de sustentação de novos contextos e cenários”.

De forma geral, Thaís afirma que o objetivo do profissional é facilitar para que as mudanças aconteçam com maior eficácia aos colaboradores, colocando-os no centro.

Habilidade primordial

Ao assumir uma posição profissional são fundamentais que algumas habilidades estejam presentes na rotina do responsável. Nesse sentido, para Thaís Loureiro, a competência primordial para o Business Partner é o de agente transformador.

“Sente-se à mesa do negócio e estabeleça relações de confiança com as pessoas. Só assim ele vai impactar o business e contribuir para as áreas de negócio (clientes internos). Fazendo e construindo colaborativamente! “

Workshop Formação de Business Partner

Agora que você já conhece melhor as atribuições do BP e qual a relevância dele nas organizações, por que não assumir esse papel e ser o agente da mudança?

Conheça o Workshop Formação de Business Partner da Live University e aprenda como impulsionar o Capital Humano levando resultados para o negócio. Clique aqui e saiba mais! (turmas 100% online)

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!