Bitcoin e Blockchain: O que é e quais as aplicações práticas?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O Bitcoin é uma criptomoeda que foi apresentada no dia 31 de outubro de 2008 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. A ideia era desenvolver uma tecnologia que permitisse a troca de dinheiro de uma ponta a outra pela internet sem precisar de um intermediário. A sua cotação é definida exclusivamente pela oferta e demanda e atualmente está em R$ 332.783,46 (17/10/2021). 

Para tornar isso possível foi desenvolvida uma tecnologia, chamada de Blockchain. Ela é feita através de códigos gerados virtualmente onde são conectadas as informações. Esses dados geram blocos que juntos formam uma corrente. As principais características são a imutabilidade,a transparência, a rastreabilidade e a contabilidade global perfeita

Blockchain: quais as aplicações práticas?

 

O blockchain pode ser utilizado em diversas aplicações que vão muito além da troca de dinheiro online. Com ele, é possível registrar todos os passos de um diamante específico, sendo possível rastrear toda a cadeia dele e garantir a procedência para o comprador. O mesmo processo pode ser aplicado para qualquer produto. 

Trata-se de algo revolucionário para o mercado. “Imagine eu poder registrar (o Wallmart já está fazendo isso), toda a minha cadeia de fornecimento no blockchain, e o meu consumidor final conseguir verificar, por exemplo, se aquela blusa da Zara não veio de trabalho escravo”, explica Sarah Uska – Gerente de Marketing na Liuv

E as possibilidades não param por aí: imagine poder se livrar da necessidade de cartórios? Tendo todas as informações registradas de forma digital, não seria mais necessário o processo burocrático. Certamente estamos vivendo só a ponta desse iceberg. Ainda existem muitas aplicações para serem desenvolvidas e aqueles que se adiantarem para utilizar essa tecnologia a seu favor, com certeza colherão os frutos em breve. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!