Automação tributária com aumento de 508% de produtividade [Case Renner]

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa. São mais de 600 lojas que compreendem todas as empresas participantes do Grupo:  Camicado (empresa do segmento de casa e decoração), Youcom, (moda jovem) e ASHUA Curve & Plus Size.  

Em janeiro de  2013, o Grupo Renner, naquele momento com 232 lojas, ainda fazia toda a parametrização fiscal de forma manual. “Se ia mudar alguma alíquota, tínhamos que nos programar para chegar bem cedo de manhã e fazer as alterações de forma manual, antes das lojas abrirem. Era ruim para os profissionais e também nos deixava passíveis de erros humanos”, explica André Pacheco, Had of Tax do Grupo

Para mudar esse cenário, foi necessário reformular o departamento de tax, investindo em diversas soluções de tecnologia, que permitiram ao setor de tributos adotar uma postura muito mais analítica do que executora. 

Iniciando a automação

 

O processo foi iniciado com a Automação Robótica de Processos, conhecida como RPA, onde é possível programar a execução de tarefas por meio de um robô de software, que imita a ação humana. 

Assim foi possível tirar da equipe as atividades de geração, validação, entrega e arquivamento dos protocolos de SPED, além das emissões de guias de pagamento e envio para lançamento no sistema de contas a pagar. 

Outra medida implementada pelo Grupo foi a utilização do Motor Fiscal. Trata-se de uma plataforma que atua em de forma integrada a várias prefeituras, fazendo o acompanhamento da legislação e atualizando o sistema sempre que houver alterações. Assim eles eliminaram por completo a necessidade de ir até as lojas antes que elas abrissem para atualizar as alíquotas. 

Os resultados foram notórios. Se em janeiro de 2013, os vinte colaboradores da área de tax atendiam 232 lojas com uma produtividade de 34,8% de entregas/ colaborador; em janeiro de 2020 apenas dez funcionários atendem 597 lojas com 179 entregas/ colaborador. Um aumento absurdo de 508% de produtividade. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos