Skip to content

Automação tecnológica para uma apuração de tributos rápida e eficiente

A Syngenta é uma empresa líder em desenvolvimento de tecnologia agrícola no mundo. No Brasil, a companhia está presente nas principais regiões agrícolas, através de centros de pesquisa e estações experimentais. 

 Em uma análise do processo da gestão de tributos indiretos, a equipe de tax percebeu que havia muito número exacerbado de retrabalho, que não condizia com o tamanho da corporação. A partir dessa informação, se fez necessário compreender cada etapa envolvida, para descobrir quais os escapes e assim fazer uma otimização de todo o sistema. 

A importância do cadastro 

 

O primeiro passo foi identificar quais os campos-chave dentro do plano de fiscalização da Receita. '' Percebemos que o cadastro mestre de materiais e de fornecedores é até mais crítico que o cadastro de cliente. Isso porque dependendo do erro, a sua nota fiscal nem é aprovada. Diferente do cadastro de fornecedor que muitas vezes trabalhamos na reaçäo", explica Rafael Moumdjian - Head of Indirect Tax at Syngenta

Após o mapeamento, foi realizado o processo de conscientização da equipe. Esse momento é extremamente importante para o sucesso da automação. Por mais avançada que seja a tecnologia utilizada, ela precisa de pessoas para ter um bom desempenho. O treinamento dos colaboradores é fundamental.   

O processo de digitalização não é fácil, mas os benefícios colhidos certamente compensam os esforços. Após a implementação do sistema, é possível ter acesso com apenas um clique, à todas as informações necessárias. Automaticamente as apurações se tornam muito mais rápidas. Além disso, é possível garantir a integridade dos dados, sem correr o risco de ter acessos remotos à base do servidor.   

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp