Alimentação Saudável em tempos de pandemia

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Segundo o Glossário Temático do Ministério da Saúde, a alimentação saudável tem como sinônimo a alimentação equilibrada, ou seja, padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos e de acordo com as fases do curso da vida.  

Conseguir mantê-la durante a pandemia, tem sido um grande desafio para a maioria das pessoas. De acordo com a nutricionista Alessandra Fernandes Witte, as principais queixas trazidas para o consultório durante esse período foram a vontade de repetir a refeição e beliscar o tempo todo, além da desorganização com os horários que acabavam interferindo na alimentação.

Um dos aspectos que podem auxiliar no processo de uma vida mais saudável, é compreender qual a diferença entre a fome física e a fome emocional. 

Fome física: Surge de forma gradual, aumenta aos poucos. Não há desejo por alimentos específicos. Causa mal estar físico. Desaparece após comer.

Fome emocional: Surge subitamente. É intensa sempre. Há desejo por alimentos específicos. Não causa mal estar físico. Desperta culpa após comer.  

Além disso, a pandemia popularizou um dos grandes vilões para uma alimentação equilibrada em casa: o delivery. ”É possível encontrar opções saudáveis de delivery, mas as primeiras opções que nos vem à mente são sempre de pizza, esfiha, hamburguer e lanches”, revela Alessandra. 

A palavra aqui é planejamento. Para conseguir manter uma alimentação saudável para quem faz home office, é fundamental pensar com antecedência nas refeições. Selecione o dia da semana em que você tem mais tempo livre, como o domingo por exemplo. Pense no cardápio semanal, faça a lista de compras e adiante os processos para os outros dias. Deixar porções separadas, vegetais higienizados e proteínas já temperadas na geladeira fazem toda a diferença no momento de mais correria.    

Outra dica fundamental para quem precisa atingir uma boa performance cognitiva é acrescentar alimentos que auxiliam na concentração como as frutas vermelhas, ovos, castanhas e o cacau (chocolate 70%). E claro, beba água, pelo menos 2 litros por dia. Nesse caso, aplicativos podem ser bons aliados para te lembrar em momentos específicos para atingir a sua meta.   

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!