Alimentação Saudável em tempos de pandemia

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Segundo o Glossário Temático do Ministério da Saúde, a alimentação saudável tem como sinônimo a alimentação equilibrada, ou seja, padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos e de acordo com as fases do curso da vida.  

Conseguir mantê-la durante a pandemia, tem sido um grande desafio para a maioria das pessoas. De acordo com a nutricionista Alessandra Fernandes Witte, as principais queixas trazidas para o consultório durante esse período foram a vontade de repetir a refeição e beliscar o tempo todo, além da desorganização com os horários que acabavam interferindo na alimentação.

Um dos aspectos que podem auxiliar no processo de uma vida mais saudável, é compreender qual a diferença entre a fome física e a fome emocional. 

Fome física: Surge de forma gradual, aumenta aos poucos. Não há desejo por alimentos específicos. Causa mal estar físico. Desaparece após comer.

Fome emocional: Surge subitamente. É intensa sempre. Há desejo por alimentos específicos. Não causa mal estar físico. Desperta culpa após comer.  

Além disso, a pandemia popularizou um dos grandes vilões para uma alimentação equilibrada em casa: o delivery. ”É possível encontrar opções saudáveis de delivery, mas as primeiras opções que nos vem à mente são sempre de pizza, esfiha, hamburguer e lanches”, revela Alessandra. 

A palavra aqui é planejamento. Para conseguir manter uma alimentação saudável para quem faz home office, é fundamental pensar com antecedência nas refeições. Selecione o dia da semana em que você tem mais tempo livre, como o domingo por exemplo. Pense no cardápio semanal, faça a lista de compras e adiante os processos para os outros dias. Deixar porções separadas, vegetais higienizados e proteínas já temperadas na geladeira fazem toda a diferença no momento de mais correria.    

Outra dica fundamental para quem precisa atingir uma boa performance cognitiva é acrescentar alimentos que auxiliam na concentração como as frutas vermelhas, ovos, castanhas e o cacau (chocolate 70%). E claro, beba água, pelo menos 2 litros por dia. Nesse caso, aplicativos podem ser bons aliados para te lembrar em momentos específicos para atingir a sua meta.   

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos