A importância da tecnologia na auditoria tributária: 7 benefícios para sua empresa

Jade Santos

Jade Santos

 

A auditoria tributária é uma poderosa ferramenta que as empresas têm à disposição para obter um maior compliance fiscal. Mas quais são os benefícios e vantagens da fundamentação e realização de processos de auditorias?

Ela é, na verdade, uma grande aliada para blindar e manter a sua organização longe de possíveis autuações do Fisco. E, quando realizada com a ajuda de uma tecnologia tributária, é capaz de garantir uma maior segurança fiscal.

Conheça mais sobre o assunto ao ler este post.

 

A importância da realização das auditorias tributárias

 

Apenas no ano de 2019, o Fisco registrou mais de R$ 190 bi em créditos tributários oriundos da fiscalização de empresas, cerca de R$ 4 bi a mais que no ano anterior. O crescimento no valor aconteceu, principalmente, pela sofisticação do cruzamento de dados e análises realizadas pela Receita Federal.

O departamento tributário de uma empresa tem um papel fundamental a desempenhar no processo de manutenção de registros financeiros e determina, de várias maneiras, a integridade de todo o sistema fiscal.

Para manter sua empresa longe dos olhos do Fisco é necessário realizar com regularidade auditorias tributárias, sejam elas externas (contando com a ajuda de um profissional terceiro) ou internas (realizadas pela própria equipe da empresa).

Essa ação verifica a exatidão das contas da organização e é fundamental no caso de erros nas contas. Se elas não estiverem atualizadas ou em ordem, essa operação trará contribuições significativas para descobrir esses detalhes.

Uma auditoria tributária é importante porque fornece credibilidade a um conjunto de demonstrações financeiras e dá a confiança de que as contas são verdadeiras e justas. Além de ser capaz de ajudar a melhorar os controles e sistemas internos da sua empresa.

 

Os 7 benefícios de uma auditoria tributária

 

1. Mantém os livros de contas e todos os outros registros relativos às receitas e despesas de maneira adequada, evitando inconsistências;

2.Garante que a receita total e os pedidos de dedução sejam inseridos de forma correta e precisa;

3.A auditoria tributária restringe a chance de práticas fraudulentas;

4.Auxilia na apresentação adequada das contas perante as autoridades fiscais, caso seja necessário;

5.Identifica as fragilidades da tecnologia tributária utilizada, sugerindo melhorias ou mesmo a sua troca;

6.Uma auditoria tributária é fundamental para facilitar o fornecimento de conselhos que possam trazer benefícios financeiros reais para a empresa;

7.Proporciona credibilidade às informações divulgadas para colaboradores, clientes, fornecedores, investidores e autoridades fiscais.

 

Conte com a ajuda da tecnologia tributária

 

Confira a solução que nossa parceira Thomson Reuters possui para que sua empresa seja capaz de melhorar o planejamento e garantir o compliance fiscal, como também identificar a ocorrência de crédito tributário. Clique abaixo e saiba mais.

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos