A chegada do 5G na Cadeia de Suprimentos

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Você já ouviu falar em internet 5G? Trata-se da próxima geração de rede móvel, que terá velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. 

Certamente é possível medir os impactos dessa nova tecnologia na nossa utilização doméstica diária, mas qual serão as mudanças para o mundo dos negócios? Mais especificamente, o que podemos esperar com esse avanço dentro da área de Supply Chain?

Para responder essas perguntas, precisamos entender três aspectos fundamentais relacionados ao 5G:

Latência: Quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro. Com a nova tecnologia passará de 10 MS (milissegundos) para menos de 1 MS. Isso permite o acesso praticamente em tempo real. 

Taxa de transferência: Número médio de bits, caracteres ou blocos convertidos ou processados por unidade de tempo que passam entre equipamentos num sistema de transmissão de dados. Vai passar de 1Gb/s para mais de 20 Gb/s. 

Densidade de conexão: Número de conexões TCP simultâneas que podem ser estabelecidas em um servidor. Saindo de 100 mil conexões/km para 1 milhão conexões/km. 

Um negócio promissor

Trata-se de uma oportunidade de negócio gigantesca, que até 2030, irá contribuir com cerca de U$ 700 bilhões para a economia global. Quando falamos em Supply Chain, serão beneficiados as transações que necessitam de um alto grau de sincronização. Além disso, a maior visibilidade do que está ´fora do estoque´ e transporte entre depósitos, irá mudar a filosofia do SCM. 

Fora isso, devido a oportunidade de conexões em ambientes de densidade extremamente alta, o 5G irá permitir o acompanhamento de itens menores que hoje não são economicamente viáveis com a tecnologia disponível. Muitas são as possibilidades, mas certamente irá se beneficiar aquele que chegar na frente. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos