A aplicação de Metodologias Ágeis no Departamento Fiscal na Sephora

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Fundada em 1970 na França, a Sephora é a maior rede de produtos de beleza do mundo. Adquirida em 1997 pela Loui Vitton, que até hoje ocupa o posto de maior conglomerado de luxo, ingressou no Brasil em 2010.

Assim como todas as grandes empresas do mundo, que possuem um fluxo complexo de departamentos e colaboradores, a chegada da pandemia trouxe uma necessidade de adaptação. 

Um dos pontos fundamentais da mudança de cultura entre os gestores durante esse período, foi a reflexão sobre o microgerenciamento. De acordo com a Harvard Business Review, o termo pode ser definido como ‘um chefe que intervém frequentemente ou de forma muito extensiva nas atividades de seus subordinados, ganhando uma péssima reputação por isso’. Ainda de acordo com a pesquisa, essa prática causa reações negativas tanto física quanto psicologicamente. 

Aumento da produtividade

Outro grande impacto positivo constatado nessa transformação da forma de trabalho, foi perceber que ao contrário do que se imaginava, a maioria dos profissionais conseguiu se dedicar e alcançar grandes resultados trabalhando em casa. “A gente perdeu aquele receio de que uma pessoa em home office trabalhava no período da manhã, e à tarde estava vendo Netflix. A partir do momento que a gente precisou efetivamente entregar em casa, todos respeitaram, todos entregaram. Posso falar que nós vimos resultados muito melhores”, afirma Guilherme Iacovino, Tax Manager na SEPHORA.

Essa quebra de paradigmas, também traz o pensamento de que uma boa prática não tem dono ou departamento. Formas eficazes para a conclusão de tarefas podem ser bem aproveitadas em qualquer setor. É o caso das Metodologias Ágeis, a princípio, criadas para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia, podem ser bastante úteis para a área de Tax. 

Quando falamos do departamento de Tax, um conjunto de práticas que podem ser bem proveitosas são as Metodologias Ágeis. Guilherme destaca 6 dos 12 princípios da Metodologia Ágil que se aplicam perfeitamente no departamento fiscal: 1-Projetos ágeis tiram vantagem das mudanças; 2- Indivíduos Motivados; 3- Desenvolvimento Sustentável; 4- Excelência Técnica; 5- Equipes auto-organizáveis e 6- Simplicidade. 

Essas práticas, quando bem aplicadas, trazem muito mais assertividade para as demandas rotineiras de trabalho. Isso organiza o fluxo de comunicação da equipe e traz grandes resultados. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!