Foto do entrevistado sobre 7 dicas infalíveis para escolher uma pós-graduação

7 dicas infalíveis para escolher a sua pós-graduação

Vivemos em um momento bastante volátil e de profundas transformações ditadas pela tecnologia. Parece que tudo acontece em um piscar de olhos. Para reagir às instabilidades do mercado, a busca por capacitação e pós-graduação é crescente, mas sabemos que na tentativa de acertar na escolha do curso, é comum pintar algumas dúvidas sobre qual tipo de especialização, formato e habilidades técnicas.

Estar atento às exigências do mundo corporativo é pré requisito básico para manter a carreira de pé. Essa realidade fica muito mais evidente quando vemos tantas profissões surgindo e outras sendo extintas. Nunca tudo se transformou e se reinventou tão rápido!

Entrevistei Alex Leite, Diretor Educacional na LiveU, que compartilhou 7 dicas infalíveis para te deixar mais seguro na hora de fazer essa escolha. Confira!

Stricto Senso vs Lato Sensu  

Durante a graduação é importante frisar que você recebe todo aparato em termos de conteúdo e teoria para se desenvolver em determinada carreira, mas é na pós que você aprimora as habilidades técnicas e se preocupa em tornar o conhecimento prático e aplicável.

Após  a graduação, de acordo com Alex Leite, sem um objetivo definido e claro não é possível saber qual o momento, curso, instituição ou qual formato seguir. E para começar há dois caminhos para trilhar, você pode optar por uma especialização Stricto Sensu (Mestrado tradicional, profissional e Doutorado) ou Lato Sensu (Especialização e MBA).

Em outras palavras, isso basicamente significa se você quer ser um pesquisador ou cientista, por exemplo, então terá uma linha mais acadêmica dentro do Stricto Sensu. Já para quem pretende construir uma carreira sólida no mercado corporativo, é possível ingressar a especialização Lato Sensu algo mais técnico e focado, assim que concluir a graduação. É como terminar uma faculdade de medicina e fazer uma pós em oftalmologia, por exemplo. Portanto, o momento de fazer a pós dependerá muito do objetivo traçado.

Entenda se o momento é MBA ou Pós-Graduação

A pós-graduação tem um objetivo mais focado em especialização em um tema técnico específico. Já o MBA (Master Business Administration) se encaixa melhor para quem pensa em alavancar a carreira. O curso é focado em gestão com visão de negócio, destina-se a executivos que possuem um tempo considerável de experiência no mercado, algo em torno de sete anos. E ambos, pós graduação e MBA, fazem parte da modalidade Lato Sensu.

Um levantamento divulgado pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior) revela o aumento da busca por especialização e indica que, aproximadamente, 45% dos alunos que frequentam um curso de especialização de nível superior têm entre 25 a 34 anos.

Estima-se ainda que 5,7 milhões tenham concluído um curso de especialização de nível superior, número três vezes menor se comparado aos 19 milhões que concluíram a graduação. Sendo que nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74% de alunos nas redes privadas do País.

Segundo a pesquisa, a área de gestão se mostra dentre as mais procuradas: 31% dos cursos são nas áreas de ciências sociais, negócios e direito (área de gestão), 35% na área de educação e 24% na área de saúde.

Aposte em profissões da era digital

Aqui é preciso um olhar atento para as profissões que têm relevância no mundo digital. Nada adianta apostar e insistir em profissões obsoletas que não vão te preparar para exercer as novas funções que estão sendo criadas.

Um estudo do Instituto Sapiens, da França, destaca que mais de dois milhões de pessoas têm uma forte probabilidade de ver seus empregos desaparecem nos próximos cinco anos. E a pesquisa “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro” analisou os impactos da tecnologia e observou que 85% dos trabalhos serão novos até 2030.

Mas basta um olhar de otimismo e oportunidade. Como mostram as pesquisas, não é que todos estão fadados a verem suas profissões desaparecerem, mas é preciso se capacitar e estar preparado para as novas profissões que já estão surgindo.

Analise o impacto que terá no seu plano de carreira

Obter uma pós-graduação não só pode garantir mais estabilidade no mercado, como também torná-lo mais evidente na empresa, o que pode gerar um impacto significativo no salário. O fato é que ao finalizar a pós, é bastante comum que a empresa passe a te enxergar com outros olhos.

Mas atenção! Isso não vai acontecer simplesmente apresentando um diploma. A empresa precisa notar uma mudança significativa no seu dia a dia, em termos de produtividade, eficiência e soluções – o que inclusive pode estar no seu acordo de resultados.

O profissional atualizado e com habilidades mais apuradas de gestão tende a ser mais reconhecido pelas empresas. A Pesquisa Salarial feita pela Catho Educação mostra que, em cargos de coordenação e supervisão, se comparado aos que não possuem pós-graduação ou MBA, a diferença salarial é de 53,7%.

O levantamento destaca que para quem ocupa a posição de diretor ou gerente, a diferença é de 47,2%. Considerando o nível operacional ou de assistente, quem tem graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não concluiu essa etapa.

Busque a pós de acordo com as habilidades técnicas que o mercado precisa

O termo Long Life Learning realça muito bem a questão da aprendizagem contínua e resume a necessidade de estar o tempo todo estudando e em movimento.  Essa necessidade de aprendizado contínuo hoje é muito maior do que se comparada há 10 anos e a tendência é que isso só aumente. Por isso, traçar um foco de adquirir continuamente as habilidades que o mercado exige pode ser um ótimo guia para escolher a pós-graduação. 

Alex Leite destaca as Hard skills (habilidades técnicas) e Soft Skills (habilidades comportamentais). É preciso analisar se a especialização que você está buscando pode te oferecer as duas ou apenas uma delas. Vale comentar  que as Soft Skills são mais difíceis de adquirir por meio da especialização, ao contrário das Hard Skills que é possível implementar mais no dia a dia.

Imagine que você tem três aulas de inteligência emocional e três aulas de construção de indicadores. Qual dessas aulas você vai conseguir aplicar melhor na empresa? Você vai implementar indicadores na sua equipe? Ou vai sair das aulas com a sua inteligência emocional muito melhor que antes? É provável que consiga aplicar mais as aulas de indicadores, certo?

Avalie a metodologia de ensino

Procure uma aprendizagem baseada em projeto, que desenvolve atividades em grupo e que não seja meramente expositiva. A metodologia que mais forma profissionais de pós-graduação é a Project Based Learning (aprendizagem baseada em projeto).

Nesse contexto, você pode considerar se a especialização adota um modelo de ensino que vai te tornar um profissional ágil, se o conteúdo é aplicável e se inclui a aprendizagem por meio das ferramentas mais utilizadas pelo seu setor.

E também você pode levantar informações bem pertinentes, por exemplo: acessar o LinkedIn do professor, falar com ex-aluno e questionar o método de ensino prático. Feito isso, analise se as respostas estão de acordo com as suas expectativas.

Estude o conteúdo da especialização

Avalie módulos, o conteúdo dos cursos e tome muito cuidado com especializações que oferecem uma grade muito genérica. E fique atento a repetição de módulos com títulos diferente. Fuja disso!

Nesse ponto, voltamos ao que foi mencionado na primeira dica. Você precisa buscar uma especialização que não deixa o conhecimento morrer em sala de aula, mas te capacite para gerar resultado e projetos para sua empresa.

É claro que buscar pela pós-graduação conta muito, os profissionais decidem buscar especializações para apostar em carreiras diferentes, manter-se atualizados, desenvolver novas competências e topar novos desafios. E no final de tudo, além do diploma, você deve estar preparado para construir projetos e resultados reais na sua empresa.

E aí, está pronto para esse desafio? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que a gente responde.

Live University – Confeb

Se deseja em aprender ainda mais sobre Fiscal e Tributário acompanhando as tendências da área, você está no lugar certo! Conheça os cursos da Confeb, a escola de Fiscal e Tributário da Live University. Lá você encontra workshops, eventos, especializações, MBA e muito mais. Clique aqui e fique por dentro!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!