5 passos para uma Gestão de Crise rápida e eficiente

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Gestão de crise. No último ano ouvimos e citamos esse termo inúmeras vezes. O mundo dos negócios precisou encontrar soluções rápidas e se reinventar para continuar existindo. Gerenciar um momento de turbulência não é fácil e exige conhecimento para uma tomada de decisões eficiente. 

Antes de qualquer atitude, é necessário saber  identificar quando uma crise realmente acontece. É preciso avaliar com cuidado, para não declarar de forma alarmista uma situação de dificuldade.

Os 5 passos para uma Gestão de Crise eficiente

 

Passo 1: Formação de um Comitê de Crise. Nesse momento é importante limitar o número de pessoas. Tipicamente ele é formado por três tipos diferentes de perfis: visão e perspectiva ampla dos negócios; conhecimento profundo da organização e dos recursos internos e externos; e conhecimento técnico específico. 

Passo 2: Estabelecer os princípios da operação. Assuntos como o alinhamento dos princípios e premissas e determinar até onde irá a autonomia de funções dos departamentos precisam estar em pauta. 

Passo 3: Agilidade na construção do Plano de Ação. É necessário estabelecer os pontos principais para a tomada de decisões assertivas. Fundamental ter acesso rápido à informação de qualidade (fontes confiáveis). 

Passo 4: Comunicação. Estabelecer rituais e meios de comunicação (com funcionários, clientes, fornecedores e autoridades). Engajar e coordenar as ações. Orquestrar as informações para não gerar distrações, exposições e retrabalhos.   

Passo 5: Aprendizagem. O que aprendemos com a crise e que nos ajuda na saída dela? Como fazer essa aprendizagem circular em todos os níveis, departamentos e unidades de negócio? 

E finalmente, tão importante quanto saber definir quando entramos em uma crise, é saber quando saímos dela. “Nenhuma crise é ou será eterna. Ela traz também boas oportunidades e elementos de evolução para todas as organizações”, afirma Ricardo Rios, HR VP Latin America na Coty

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!