arte gráfica sobre o artigo de Inteligência de Mercado com os profissionais de IM

5 habilidades que todo profissional de Inteligência de Mercado precisa ter

Com o crescimento disruptivo da tecnologia e o surgimento de novos mercados, profissões nunca vistas antes ganharam espaço em inúmeros segmentos, e a Inteligência de Mercado é uma delas!

Vivemos em um momento de Transformação Digital em que a frase “fazer mais com menos” se tornou o principal objetivo de qualquer empresa, e o profissional de IM pode ser a peça chave no fluxo de interpretar dados, identificar oportunidades e prever tendências para o negócio.

No entanto, para trabalhar na área é preciso ter e desenvolver algumas habilidades – tanto sociocomportamentais quanto técnicas – para a criação de estratégias eficientes que enxerguem as reais necessidades dos clientes e tragam análises assertivas para a resolução dos problemas.

Separamos 5 habilidades imprescindíveis que todo profissional de Inteligência de Mercado deve ter para desempenhar um bom papel na área. E para isso, contamos com a participação de Caio Montagner, owner na RE/MAX Xavante e Daniela Benetti, sócia fundadora na Maena Inteligência Analítica, ambos professores da LiveU. Confira!

Curiosidade em primeiro lugar

O profissional de Inteligência de Mercado tem como objetivo levantar e monitorar dados sobre a empresa, clientes, mercado e concorrência a fim de gerar análises que levem uma tomada de decisão assertiva. A partir daí fica claro que, ao levantar e monitorar dados, a curiosidade é uma característica que aparece de forma direta para esse profissional.

De acordo com Daniela, “Em termos de habilidade, eu costumo dizer que o profissional de Inteligência de Mercado tem que ser um cara curioso, que não aceita as coisas como são, que se dedica e que precisa entender de onde as coisas vêm e porque são assim”.

Ainda reforça que “A curiosidade é fundamental porque o profissional de IM trabalha o tempo inteiro formulando perguntas e buscando respostas”.

Raciocínio lógico

Inteligência de Mercado está diretamente ligado aos dados, então o profissional que deseja atuar na área precisa se relacionar bem com eles e, principalmente, saber interpretá-los.

Segundo estudo realizado pela MicroStrategy, 60% das empresas no Brasil já usam Data&Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios. Ainda de acordo com o levantamento, quase um terço (32%) dos brasileiros ouvidos posiciona-se à frente de seus pares no que diz respeito à prática de tomar decisões baseadas em dados – a média global é de 26%.

“O profissional de Inteligência de Mercado tem que ter raciocínio lógico. Essa capacidade de analisar dados de diferentes naturezas, entender, conseguir fazer os cruzamentos das informações e transformar isso em decisão de negócio ou em recomendação para os negócios é super importante. Claro que facilita se a gente tiver desenvolvido uma competência de manipulação de bases de dados, uma competência de disseminação, de apresentar as informações em relatórios, apresentações ou planilhas que sejam eficientes”. Diz a especialista.

Boa comunicação

Nada adianta reter os dados e trabalhar individualmente. É imprescindível informar os demais colabores responsáveis pela tomada de decisão, bem como a liderança do seu setor. Em outras palavras, saber compartilhar a mensagem é a chave para uma boa comunicação.

Quando questionada sobre a importância da boa comunicação, a profissional ressalta “Outra habilidade super importante tem a ver com a comunicação, a capacidade dele se comunicar bem, se expressar bem e se relacionar bem junto aos diferentes níveis dentro de uma organização”.

Dados com storytelling

No momento de entender quem é o seu cliente, os dados podem ser o seu aliado para enxergar o cenário com mais clareza. No entanto, trabalhá-los de forma isolada com não é o bastante! Combinar os dados com storytelling é essencial para entender ações e comportamentos do seu público-alvo, para assim traçar estratégias que possam persuadir e instigar mudanças nele.

Nesse contexto, Caio compartilha uma dica essencial: “Para ter sucesso é determinante inteligência lógica e social. O trabalho é, sim, investigativo e muitas vezes estatístico-matemático, mas é sempre de disseminação. E saber disseminar é saber tirar do stakeholder a verdadeira dor dele e ter tino para compreender e promover as recomendações de Inteligência de forma eficaz”.

Ligado nas inovações tecnológicas

A tecnologia pode aprimorar ainda mais o alcance dos dados. A relação entre ambos acontece como uma via de mão dupla, ou seja, os dados dão suporte a inovação e assim novas tecnologias aparecem no mercado.

Portanto, é necessário que os profissionais de IM fiquem atentos as novidades, uma vez que estas podem ajudá-las a trazer análises cada vez mais assertivas e compreender de vez quem é o seu cliente.

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!