ilustração que aborda o tema rh estratégico

Por um RH mais estratégico! Conheça 3 novas habilidades imprescindíveis para o profissional da área

Lá se foi o tempo em que o Recursos Humanos consistia em folha de pagamento, recrutamento e benefícios. Hoje a área encontra-se em um novo patamar, com um olhar mais estratégico e uma atuação fundamental dentro das empresas.

A partir da Transformação Digital, o RH pôde conquistar automação operacional, métricas tangíveis, gestão da informação e demais benefícios. No entanto, somente a adoção de tecnologias não é o suficiente para o crescimento de uma organização.

Mais do que nunca os profissionais de RH, ao lidarem com as inovações, devem estar aptos e preparados para acompanhar as mudanças e buscar implementá-las nos processos da área de forma inteligente – e não só por “modinha”.

Por isso, separamos três habilidades imprescindíveis que todo profissional de RH deve ter para se desenvolver na velocidade do mercado e crescer na carreira. Confira!

Visualizar o todo

O capital humano é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma organização. Mais do que nunca, o profissional de RH deve assumir uma posição estratégica, acompanhando as mudanças do mercado com participação direta na operação da empresa.

Quando a área deixa de ser tratada como um silo e participa de forma significativa nos processos, os benefícios são nítidos, como a resolução de problemas internos, aumento do engajamento dos colaboradores, recrutamento e seleção mais eficiente, entre outros. De maneira geral, a tomada de decisão traz consigo um motivo justo que explica o porquê de todas as ações.

Interpretar dados e desenvolver um olhar estratégico

O fim do RH tradicional chegou! Muitas empresas já deixaram para trás as atividades administrativas comuns e passaram a enxergar um cenário estratégico, contando com a automação de processos e otimização do tempo.

Segundo a Deloitte, 72% das empresas acreditam que a Transformação Digital seja imprescindível nas corporações. Isso quer dizer que, se sua empresa ainda não aderiu à tecnologia nas operações, ter em mente que a adoção é necessária já é um passo muito importante.

Ainda para reforçar o crescimento do segmento, segundo o relatório da Deloitte – HR Technology Disruptions for 2018 – as HR Techs atraíram mais de 1,87 bilhões de dólares em investimentos entre 2016 e 2017.

Com base nesses dados, fica a dica: o RH que você conheceu já não é mais o mesmo. Procure conhecer ferramentas, metodologias e as tecnologias – Inteligência Artificial, Big Data, etc – que têm tornado as atividades muito mais eficientes, descobrindo dados e caminhos não vistos antes.

Trabalhar com Inteligência Emocional

Ao contrário do que muitos pensam, a Inteligência Emocional serve para observarmos nossos sentimentos e, a partir deles, analisá-los e reeducá-los para um desempenho ainda melhor no mundo profissional.

No entanto, a Inteligência Emocional é um exercício diário! Da mesma forma que um psicólogo não resolve problemas para você, ela não vai te ensinar qual reação deve ter. É possível se informar com especialistas do assunto, mas é importante entender que a mudança sempre virá de você.

Na prática, são muitos os benefícios da Inteligência Emocional para o profissional de RH. É possível tomar decisões de forma mais clara, conduzir equipes mais estrategicamente – entendendo quem são seus colaboradores e como eles devem ser geridos – e, principalmente, lidar com os imprevistos do dia a dia.

Agora que você já conhece 3 habilidades imprescindíveis para um profissional de RH, por que não aprender ainda mais de forma online e gratuita? Participe do webinar nessa quinta-feira (20) e fique por dentro das expectativas para o profissional da área e como automatizar processos com a tecnologia. Clique aqui e inscreva-se!

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também >

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!