Skip to content

Case Carrefour: os benefícios da automação dos processos de RH

O Grupo Carrefour Brasil é o maior ecossistema de varejo no país, englobando 700 unidades de negócios, múltiplas conexões e soluções omnicanais. Trata-se de uma organização de mais de 90 mil pessoas. Com números tão impressionantes, é possível imaginar os desafios que se apresentam na implantação da automação nos processos do setor de RH

Alexandre Espinosa, Diretor de RH do Grupo Carrefour, explica que para eles, era fundamental a criação de uma área de experiência do colaborador. “A primeira grande mudança, foi sair dos processos e subsistemas do RH e focar na jornada do colaborador”, relata. A automação precisa ir além de reduzir o alto volume de trabalho operacional para os gestores, integrar sistemas e diminuir significativamente os milhares de documentos impressos. O desafio era criar um portal em que o colaborador pudesse contribuir e participar ativamente das etapas, desde a atração para uma vaga, até o acompanhamento já como parte do grupo. 

Assim surgiu o ConectaRH, um programa que, além de uma plataforma de sistemas, revisão de políticas e processos, é, principalmente, uma plataforma de gestão de pessoas. Sabemos que a implantação de um projeto complexo como esse pode levar anos. A solução para agilizar esse processo foi a divisão em squads multifuncionais do trabalho, separando as startups envolvidas apenas no lugar necessário para o desenvolvimento da sua etapa, e que respondiam a uma squad central administrada por um comitê executivo.

Quais os benefícios reais?

 

Os benefícios colhidos com a automação dos processos de RH foi visível: “A gente capacitou mais de 40 mil pessoas em um treinamento obrigatório de Covid, em poucas semanas, apenas usando a plataforma”. Com o início da pandemia, ficou ainda mais evidente a importância dessa mudança: “Fizemos a assinatura de mais de 10 mil contratos de forma absolutamente online. Mas a gente só conseguiu porque já tínhamos a plataforma andando”, afirma Alexandre

No sistema de recrutamento, o grupo Carrefour tem hoje mais de 340 mil inscritos para as vagas, em um processo de admissão que consegue ser realizado em 3 dias úteis, de forma completamente online, diminuindo cerca de 8 dias no prazo anteriormente necessário para o mesmo serviço. Isso mostra a importância da antecipação de necessidades em um mundo digital.

A automação passou a ser algo fundamental nos processos de RH em grandes corporações e pode ser muito benéfica para os pequenos negócios, centralizando e integrando informações, eliminando burocracia e empoderando gestores setoriais, além de apoiar a transformação cultural, promovendo a inclusão digital.

Assista a palestra do Alexandre Espinosa na íntegra 

https://www.youtube.com/watch?v=IA2s7pAFzHY&t=97s

Comments

Fale com a gente no WhatsApp